Cidadeverde.com

20 governadores divulgam carta de apoio a presidentes da Câmara e Senado

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Arraste para o lado e confira a carta na íntegra. Juntos pelo diálogo democrático.

Uma publicação compartilhada por Wellington Dias (@wellingtondiasoficial) em

 

Uma Cara Aberta à Sociedade Brasileira foi assinada por 20 governadores de estados brasileiros em defesa da democracia. O documento manifesta o apoio dos chefes de executivos estaduais aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara Federal, Rodrigo Maia, pelo que consideram ataques vindos do presidente da República, Jair Bolsonaro, e sua posição que confronta os princípios democráticos.

Neste domingo, o presidente participou de manifestação realizada por apoiadores, descumprindo medidas de isolamento social e ao discursar provocou aglomeração em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, e se dirigiu aos manifestantes do alto de uma caminhonete. "Eu estou aqui porque acredito em vocês, vocês estão aqui porque acreditam no Brasil. Nós não iremos negociar nada", disse, enquanto a multidão pedia o fechamento do Congresso Nacional, a volta do AI-5 e as Forças Armadas nas ruas. No Piauí, também teve carreata anti-isolamento.  

No documento, os governadores se mostraram preocupados com a postura do presidente, sobretudo no delicado momento de crise de saúde e econômica que afeta não só o Brasil como todo o mundo. Eles ressaltam a dedicação de Alcolumbre e Maia têm mostrado em atender as necessidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios a fim de unir forças para combater o verdadeiro inimigo do Brasil: o coronavírus.

A Carta destaca ainda que as decisões nos Estados, Distrito Federal e Municípios têm sido pautadas por indicações da ciência, ouvindo especialistas e levando em consideração a experiência de países que foram atingidos antes do Brasil pela pandemia de Covid-19.

Os governadores declararam sua disposição em encontrar pontos que possam ser conciliadores entre a saúde da população e a proteção da economia nacional e que é preciso superar as diferenças por meio do diálogo e sem vaidades. “A saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima dos interesses políticos, em especial nesse momento de crise”, finaliza o documento.

Entre as diversas ações tomadas durante a pandemia, o governador do Piauí, Wellington Dias, segue dialogando com importantes setores e lideranças do estado do Piauí e de todo o Brasil. Na última semana, esteve reunido com prefeitos piauienses, empresários, governadores nordestinos e especialistas em Saúde. 

“Sei que há uma pressão muito grande de alguns setores para que a população volte ao trabalho. Sei também a situação atual não é fácil e muita gente está sendo atingida, mas a estratégia só terá resultado se mantivermos o isolamento. No Ceará, aqui ao lado, já tem fila de doentes esperando UTI”, alertou o governador.

Assinam a Carta:
RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas
WALDEZ GÓES – Governador do Estado do Amapá
RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia
CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará
RENATO CASAGRANDE – Governador do Estado do Espírito Santo
RONALDO CAIADO – Governador do Estado de Goiás
FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão
MAURO MENDES – Governador do Estado de Mato Grosso
REINALDO AZAMBUJA – Governador do Estado de Mato Grosso do Sul
HELDER BARBALHO – Governador do Estado do Pará
JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba
PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco
WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí
WILSON WITZEL – Governador do Estado do Rio de Janeiro
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Estado do Rio Grande do Norte
EDUARDO LEITE – Governador do Estado do Rio Grande do Sul
CARLOS MOISÉS – Governador do Estado de Santa Catarina
JOÃO DORIA – Governador do Estado de São Paulo
BELIVALDO CHAGAS – Governador do Estado de Sergipe
MAURO CARLESSE – Governador do Estado do Tocantins


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais