Cidadeverde.com
Política

Parnaíba: W. Dias inaugura 1ª usina eólica do Piauí

Imprimir

Em solenidade presidida pelo governador Wellington Dias e pelo presidente do Conselho de Administração da Tractebel Energia, Maurício Stolle Bähr, foi inaugurada nesta sexta-feira, 13, em Parnaíba, a 318 Km ao Norte de Teresina, a Usina Eólica Pedra do Sal, com capacidade de produção de 18 MW por meio de 20 aerogeradores, interligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pela subestação parnaibana da Companhia Energética do Piauí (Cepisa).

O governador Wellington Dias ressaltou que é um fato histórico a inauguração da primeira usina movida pela força dos ventos que produz energia limpa no Piauí. Ele disse que a Usina Eólica Pedra do Sal é a quarta do Brasil, representa um marco importante para o Estado, que sai na frente na produção de energia alternativa.

Wellington Dias ressaltou que são R$ 102,8 milhões investidos na obra da Usina Eólica Pedra do Sal, um empreendimento que teve implantação iniciada em agosto de 2008 e que a geração de energia terá capacidade suficiente para permitir o atendimento de 50% do consumo de Parnaíba.
 

O presidente do Conselho de Administração da Tractebel Energia destacou a colaboração e o apoio do governador Wellington Dias - na parceria do Governo Federal, do Piauí e do município - para a conclusão da Usina Eólica Pedra do Sal, ao dissertar sobre os investimentos da empresa em fontes alternativas de energia e também o apoio do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

O prefeito de Parnaíba, José Hamilton Furtado Castelo Branco disse que, a cidade se sente beneficiada no setor de energia elétrica e pelo apoio do governador Wellington Dias e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que viabilizaram as condições para a implantação da Usina Eólica Pedra do Sal e da implementação de outros projetos como a implantação do Aeroporto Internacional de Parnaíba, a reativação da produção no projeto Tabuleiros Litorâneos, criação de camarão e outros que beneficiam o município.

Participaram da solenidade de inauguração, inicialmente no auditório do Porto das Barcas (Associação Comercial), o vice-governador Wilson Martins; os deputados federais Paes Landim, Átila Lira e Nazareno Fonteles; os deputados estaduais Cícero Magalhães, Flora Izabel, Temísthocles Filho (presidente da Assembléia), João de Deus, Moraes Sousa Filho e Kleber Eulálio.

Da redação
[email protected]

Tags:
Imprimir