Cidadeverde.com

Nove pacientes com Covid de Manaus chegam a Teresina e vão para o HU

Imprimir
  • aviao10.jpg Lucas Oliveira
  • aviao12.jpg Lucas Oliveira
  • aviao13.jpg Lucas Oliveira
  • aviao14.jpg Lucas Oliveira
  • aviao15.jpg Lucas Oliveira
  • aviao16.jpg Lucas Oliveira
  • manaus2.jpg Lucas Oliveira
  • manaus3.jpg Lucas Oliveira
  • manaus4.jpg Lucas Oliveira
  • manaus5.jpg Lucas Oliveira
  • manaus6.jpg Lucas Oliveira

Os pacientes clínicos com Covid-19 vindos de Manaus desembarcaram por volta das 11h40 desta sexta-feira (15) no aeroporto de Teresina. O prefeito Dr. Pessoa (MDB), o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque e o superintendente do Hospital Universitário, médico Paulo Márcio Sousa Nunes fazeram a recepção aos pacientes e familiares.

Eles vieram em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e houve atrasos devido a escassez de oxigênio em Manaus.

A Prefeitura montou logística de recepção com 28 profissionais, 10 ambulâncias e vans para o translado do aeroporto para o HU. 

O médico Paulo Márcio informou que dos nove pacientes, dois deles estão em estado grave e vão precisar ir para UTI. Os sete restantes estão com quadro clínico estável. 

“Dois pacientes não chegaram bem, estão com instabilidade respiratória, precisando de cuidados especiais e eles foram encaminhados para UTI. Não estão entubados, mas exigindo suporte respiratórios intensivos para puderem ficarem bons. Os sete pacientes estão em condições moderadas, nenhum paciente veio completamente estável, todos têm fatores de risco, pneumonia, e encaminhamos para uma semi-UTI”, disse o médico Paulo Márcio. 

A ambulância com os dois pacientes já chegou ao HU. Em seguida, o Samu iniciou o deslocamento dos outros pacientes.  

Gilberto Albuquerque disse que a prefeitura conseguiu uma estrutura maior para recebe-los e terá assistência desde o desembarque até a chegada ao HU.

Segundo Gilberto, a previsão do Ministério da Saúde era enviar 15 pessoas com Covid-19, mas houve falta de oxigênio.

Dr. Pessoa garantiu que a chegada dos pacientes não afetará a demanda de leitos em Teresina. 

“Estamos preparados tecnicamente, mas humanamente falando. É a caraterística do povo do Piauí, de Teresina. Estamos preparados com folga para o recebimento de pessoas de Manaus ou de outros estados da federação. Nós iremos devolver ao povo de Manaus coirmãos saudáveis e se houve necessidade ainda temos folga para receber outros que poderão vir não só de Manaus, mas de outros estados”. 

“Nós, junto com o HU, estamos preparados não só no espaço, mas no corpo técnico de alta qualidade e, se necessitarem enviar mais pessoas, nós estamos preparados”, afirmou Dr. Pessoa.

Gilberto Albuquerque explica que nessa logística de atendimento tem a integração da Prefeitura de Teresina, Hospital Universitário (HU), Governo do Estado e entidades privadas que forneceram ambulâncias. Sobre o atendimento, ele relata como deve acontecer.

"Será feita a triagem e, conforme a gravidade, os pacientes serão deslocados em ambulâncias avançadas ou básicas e o deslocamento deve ser o mais rápido possível para o HU, onde tem estrutura física adequada e de boa qualidade”, diz. Em um primeiro momento, estava previsto que seriam 30 pacientes a serem atendidos em Teresina, sendo que as demais vagas permanecem à disposição e ainda poderão ser utilizadas.

Foto: Rômulo Piauilino

Sobre o atendimento com o transporte dos pacientes ao HU, Francina Amorim, coordenadora do Samu, informa que são 10 ambulâncias, duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e duas de suporte básico. 

 

Flash Yala Sena e Natanael Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais