Cidadeverde.com

FMS mantém vacinação em Teresina mesmo com o ConecteSUS fora do ar

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) resolveu manter os drives de 1ª e 2ª dose nesta sexta-feira e a programação do dia D de vacinação, marcada para amanhã, mesmo com o site do Ministério da Saúde e o aplicativo ConecteSUS fora do ar. Os sistemas foram alvos de um ataque hacker durante a madrugada de hoje.

Para viabilizar o registro das doses aplicadas, a fms está utilizando um sistema paralelo mantido para situações de emergência, o que torna a vacinação mais lenta, mas evita a paralisação por completo. 

Na manhã desta sexta-feira, longas filas foram registradas em vários pontos de drive-thru por causa da instabilidade. 

Ainda nesta sexta0, os sites do governo do Estado e da Prefeitura de Teresina também foram retirados do ar como forma de prevenção a um possível ataque hacker. De acordo com a FMS, a medida também não interferiu na programação da vacinação na capital. 

Interior 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) também reforçou orientações aos gestores municipais. A recomendação é que as doses de vacina continuem sendo aplicadas seguindo a programação já estabelecida e que o registro seja feito posteriormente, quando os sistemas do Ministério da Saúde voltarem a funcionar. 

Dia D

A programação do segundo dia D de vacinação contra a Covid-19 em Teresina está mantida para amanhã(11). Ao todo, 21 locais estarão abertos para receber a população pertencente a todos os públicos e etapas contemplados pela campanha, entre 8h e 17h. 

A ação contempla 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) das zonas Sul e Sudeste, que estarão abertas das 8h às 17h. Estes pontos, que disponibilizarão a vacina da Pfizer, atenderão os seguintes públicos: primeira dose para a população em geral a partir dos 12 anos, segunda dose da vacina da Pfizer (respeitando intervalo mínimo entre as doses de 3 semanas) e dose de reforço (respeitando intervalo mínimo de 5 meses da última dose para população em geral e 28 dias da última dose para imunossuprimidos).

Além disso, quatro terminais localizados em diferentes zonas da cidade estarão atendendo, além do público já contemplado pelas UBS, as pessoas que devem receber segunda dose das vacinas Coronavac e Astrazeneca, respeitando o intervalo mínimo de quatro semanas entre as doses para ambos os imunizantes. Estes locais estarão em funcionamento das 9h às 17h em sistema drive thru.

Para receber a vacina contra a covid-19, é preciso apresentar um documento de identificação com foto e CPF ou cartão do SUS. Pessoas que vão receber a segunda dose ou dose de reforço devem levar ainda o cartão de vacinação com registro das doses anteriores. Além disso, os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou um responsável.

 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais