Cidadeverde.com

Três eleitores são presos no Piauí; um deles fez selfie dentro da cabine de votação

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com 

Atualizada às 16h45 

Pelo menos três eleitores foram presos neste domingo (02) no estado do Piauí. Uma das prisões aconteceu no município de Fronteiras (a 400 km de Teresina), onde um eleitor foi preso após fazer uma selfie na cabine de votação. Segundo o juiz Sebastião Firmino Lima Filho, presidente do Comitê de Segurança das Eleições Gerais de 2022 no estado, a conduta representa uma infração a legislação eleitoral.

“Isso já consta que ninguém poderia adentrar a cabine com celular para evitar isso, a quebrar do sigilo do voto. Essa pessoa, pelo que consta, fez isso e foi presa porque não se podia nem adentrar com o celular”, informou o magistrado durante divulgação do boletim na sede do TRE-PI.

Outra ocorrência registrada pela Justiça Eleitoral no estado diz respeito a suspeita de compra de votos em Alegrete (a 379 km de Teresina). Após uma denúncia, uma pessoa foi presa.

Em São Miguel do Fidalgo( a 401 km de Teresina) também houve a prisão de uma pessoa por distribuição irregular de material de campanha.

“Houve uma prisão por distribuição de santinhos, que é proibido por lei, na região de Oeiras na cidade de São Miguel do Fidalgo. Mas, as eleições transcorrem normalmente”, disse o juiz, que estava acompanhado do coronel Castelo, que é representante da Polícia Militar no comitê. 

Apesar das três ocorrência, a avaliação do TRE-PI é de que o pleito acontece sem grandes problemas. “Até o presente momento as eleição s transcorreram normalmente, não teve muitas dificuldades e nem motivos para a atuação da polícia”, concluiu o presidente do Comitê.

Existe uma sala no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí onde funciona um comitê em que todas as entidades estão em trabalho conjunto com a rede nacional de Centro Integrado de Comando e Controle.

 

Flash Yala Sena e Breno Moreno 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais