Cidadeverde.com

Matemática básica é fundamental para provas do 2º dia do Enem

Imprimir

O quadro Spolier para Vitória, exibido no programa Jornal do Piauí, desta segunda-feira (14), trouxe dicas de disciplinas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado no próximo domingo (20). Os professores revisaram conteúdos de matemática e física com mais chances de cair nas provas e apontam o domínio da matemática básica como imprescindível para as provas de química e física.

Entre os pontos em comum nas duas disciplinas, os professores destacam a relação entre o que é cobrado e a aplicação no dia a dia. Já um dos conteúdos mais importantes é  'transformação de unidade', que pode ser abordado nas provas de física, química e matemática. 

"Você sempre vai ter que passar de metro para centímetro, de graus Celsius para Kelvin, de joule para calorias. Voce sempre vai ter quer fazer conversão de unidades", frisa o professor Edmundo Oliveira que tem duas grandes apostas em física: fenômenos ondulatórios e análise de ondas. 

"O Enem adora fusível e disjuntor, que é um elemento que é colocado para proteger certo circuito ou parte do curto-circuito. Tudo o que tem a ver com energia também tem grandes chances de cair, assim como calorimetria, estudo do calor quando se refere a uma variação de temperatura,  quando se refere a uma variação de fase", acrescenta o professor. 

MAIS ASSUNTOS QUE DEVEM SER ABORDADOS EM FÍSICA

- MECÂNICA 
- TERMOLOGIA
- ONDULATÓRIA
- ELETROSTÁTICA
-ELETRODINÂMICA
- ELETROMAGNETISMO
- ACÚSTICA
- ENERGIA, TRABALHO E POTÊNCIA
- RESISTORES
- CALORIMETRIA
- IMPULSO E ANÁLISE DIMENSIONAL

Já em matemática, o professor Romário Leite alerta que os alunos devem ficar atentos a questões com 'pegadinhas' e não devem deixar de estudar conteúdos que são considerados básicos. 

"O aluno quer saber o que cai no Enem? é o que ele mais usa na vida dele. 75% da prova de matemática do Enem é matemática básica, essa parte da aritmética. A gente tenta muito transmitir isso nas nossas aulas porque os alunos estão preocupados com assuntos mais complexos do Ensino Médio e, geralmente, não dão tanta relevância ao que é básico e perdem questões por algumas pegadinhas que o Enem cobra muito. Quando se fala em aritmética são problemas envolvendo MMC e MDC. Isso é muito cobrado. Transformações de unidades de medidas, a exemplo: a distância entre duas cidades são tantos kilômetros. Isso em metros? em centímetros. Além disso, as quatro operações. É saber trabalhar com números decimais, frações, números fracionários", enumera o professor de matemática. 

MAIS ASSUNTOS QUE DEVEM SER ABORDADOS EM MATEMÁTICA

- RAZÃO E PROPORÇÃO
- ESTATÍSTICA
- GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL
- FUNÇÕES DO 1º E 2 º GRAU
- ARITMÉTICA (CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA BÁSICA)

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais