Cidadeverde.com

Operação da Polinter cumpre mandado em Portugal; tenente do MA é preso

Imprimir

Foto: Polícia Civil

Atualizada às 9h20

Uma operação da Polinter resultou na prisão de oito pessoas nesta segunda-feira (05). Entre os presos está um tenente do Corpo de Bombeiros do Maranhão, que foi preso na cidade de Caxias (MA), juntamente com o sobrinho. Os dois são suspeitos de participar da organização criminosa investigada por furtos e roubos de veículos, além de receptação e adulteração de documentos. 

A dupla já havia sido flagrada em Buriti dos Lopes este ano, de posse de uma motocicleta roubada no município de Parnaíba. 

A operação, batizada de Sophisma, também cumpriu um mandado de prisão em Portugual que teve como alvo um piauiense que já está preso por atuar como 'mula' no tráfico internacional de drogas. O mandado foi cumprido por agentes da Polícia Federal que atuam na embaixada do Brasil. 

As equipes também realizaram uma prisão no Pará, na cidade Barcarena. O alvo é homem suspeito de  organização criminosa e falsificação de documentos. Segundo o delegado Marcelo Dias, esse suspeito realiza o trabalho em CorelDRAW para falsificar os documentos. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A Operação tem como objetivo cumprir 14 mandatos de prisão nos estados do Piauí, Maranhão, Pará, e em Portugal. 

Segundo o delegado Marcelo Dias, coordenador da Polinter, os suspeitos presos hoje atuam como clínicos gerais do crime. "Eles atuam em diversos segmentos do crime. Tem faccionado, traficante, ladrão, falsificadores. A princípio as investigações apontam que os carros eram roubados em diversos estados e, também, distribuídos em diversos estados. Não tem apenas um destino.

As investigações foram iniciadas este ano após o roubo de uma caminhonete em Teresina.

Foto: Polícia Civil 

Na casa do preso no Pará foi apreendida farta documentação. A perícia vai dizer se os documentos apreendidos são falsificados  ou são verdadeiros.

Entre os presos há ainda, um cadeirante. Segundo a Polinter, ele era responsável por fazer os contatos entre os membros da quadrilha e, ainda, fazer os pagamentos aos membros da organização criminosa. Esse suspeito é o único que  não tinha passagem pela polícia, mas há algum tempo em uma situação não esclarecida foi atingido por um tiro e perdeu os movimentos dos membros inferiores. 

A investigação não conseguiu contabilizar a quantidade de veículos roubados ou furtados pela organização criminosa. 

Um dos presos atuava, também, na falsificação de placas de veículos, que foram apreendidas durante o cumprimento dos mandados. 

 

 

Flash Yala Sena e Adriana Magalhães 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais