Cidadeverde.com

Juiz da 4ª Vara realiza primeiro julgamento virtual do TRT/PI

Imprimir

Uma ação ajuizada na 4ª Vara do Trabalho de Teresina foi a primeira a ser julgada eletronicamente na Justiça do Trabalho do Piauí. E o juiz Roberto Wanderley Braga, autor da decisão, estava em outro Estado, na Paraíba, participando de um congresso da Justiça do Trabalho. Facilidades e agilidades como esta são algumas das vantagens do sistema do processo virtual do TRT/PI.


O Juiz do Trabalho Roberto Wanderley Braga estava participando justamente de um congresso sobre processo eletrônico, realizado entre os dias 7 e 9 de junho, na Paraíba, quando proferiu a decisão. O processo foi ajuizado na 4ª Vara neste ano ainda em papel, e foi digitalizado, possibilitando que o Juiz tivesse acesso a todo o processo mesmo estando  em  outro estado, via internet.


A sentença foi decorrente de embargo declaratório proposto pela empresa pela Kalfix – Indústria Comércio e Engenharia Ltda. O embargo é um recurso interposto pela parte com a finalidade de pedir ao juiz que elimine dúvidas em relação à sentença. O juiz manteve a decisão em favor ex-empregado que entrou com ação solicitando o pagamento de 13º salário, férias e anotações na carteira de trabalho.


O Juiz do Trabalho, Roberto Wanderley, destaca a grande vantagem da possibilidade de acessar o processo de qualquer lugar pelo espaço virtual, o que possibilita maior celeridade ao julgamento “Além de possibilitar maior transparência às partes,  outro  ponto bastante positivo é que mesmo estando em um local diferente do que está atuando pode-se efetuar atos que ensejam a participação do Juiz”, frisa.


A sentença virtual permite que, logo após o processo ser assinado digitalmente, as partes e advogados tenham acesso imediato da decisão do Juiz pela internet.


Desde o dia 7 de junho todos os novos processos que estão sendo protocolados nas quatro Varas do Trabalho de Teresina são virtuais. Além disso, os processos antigos também começaram a ser digitalizados. A meta é acabar com os processos de papel.

 
Chamado de APT Virtual, o sistema de processo virtual do TRT/PI proporciona mais velocidade, praticidade e comodidade na tramitação dos processos trabalhistas. Todo o sistema passa a ser operacionalizado via internet.


O novo sistema proporciona um instrumental melhor para o trabalho e junto com o servidor ganha mais qualidade de vida; a sociedade ganha com a maior transparência e velocidade do julgamento dos processos, os advogados terão mais comodidade e facilidade para trabalhar e há uma grande contribuição com a responsabilidade ambiental.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais