Cidadeverde.com

CRMV-PI não descarta intervir em clínica suspeita de abandonar corpos de cães e gatos em Parnaíba

Por Breno Moreno

O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PI) não descarta intervir na clínica que, supostamente, teria abandonado os corpos de 20 cães e gatos congelados próximo ao Terminal Rodoviário de Parnaíba. Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quinta-feira (25), o presidente da entidade de classe, Anísio Lima, disse que aguarda a conclusão da investigação da Polícia Civil.

“A nossa missão é proteger a sociedade, fiscalizar o exercício profissional e zelar por esse exercício. Nós aplicamos isso na plenitude e não temos receio de realizar esta intervenção, porque nos dias atuais, onde há um cabedal de leis e uma sociedade preocupada e comprometida com o bem-estar e com a proteção animal, ainda nos depararmos com uma situação desta natureza”, afirmou o mandatário do CRMV-PI.

Os animais foram encontrados na última quarta-feira (24), por equipes que faziam a limpeza do local. Apesar de não haver indícios, a suspeita é que a clínica veterinária tenha realizado o descarte irregular dos cães e gatos, que estavam com virose e deveriam ter sido levados para um local apropriado, como um aterro sanitário, para evitar a contaminação de outros animais e do meio ambiente. 

Foto: Redes Sociais

Por sua vez, Anísio Lima frisou que essa é uma “situação abominável”, que será analisada com base na Lei 5.517 e resoluções oriundas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Ele também pontuou que além da clínica veterinária, o responsável técnico pelo estabelecimento também poderá sofrer sanções caso fique comprovada a responsabilidade da autoria dessa ação.    

“Todo estabelecimento veterinário possui um responsável técnico. Esse responsável técnico assume os riscos da responsabilidade civil e criminal desses procedimentos. Ele orienta esses procedimentos. De posse da investigação concluída, o Conselho de Medicina Veterinária irá atuar dentro da nossa esfera, para punirmos os realizadores dessa ação”, destacou o presidente do CRMV-PI.

Nesta manhã (25), pelo menos três tutores já haviam feito o reconhecimento dos animais. Além da PC-PI e do CRMV-PI, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI) também está acompanhando o caso. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais