Cidadeverde.com

Cantor Lenine visita projeto litoral do Piauí

O cantor Lenine visita nesta sexta-feira (18) o projeto Pesca Solidária que abrange os municípios de Cajueiro da Praia, no Piauí, e Chaval e Barroquinha no Ceará. O artista ainda fará um show na cidade de Jericoacoara. 


Segundo o Coordenador de Comunicação do Projeto, Chico Brandão, Lenine deve desembarcar em Parnaíba pela manhã e seguir para a região do estuário que abrange as três cidades cearenses e a Cajueiro da Praia. "Ele irá visitar a região dos rios Timonha e Ibatuba, que fica na divisa do Piauí com o Ceará. Vai ver a despescar e conversar com os pescadores locais. Depois irá conhecer outros projetos e irá se apresentar em Jericoacoara", descreve. 

A turnê “Encontros Socioambientais com Lenine” chega ao estuário dos rios Timonha e Ubatuba, no litoral da divisa dos estados do Piauí e Ceará. No dia 18, o artista estará na cidade de Chaval (CE) e vai visitar a área de pesquisa do programa anfitrião: o Projeto Pesca Solidária. Lenine também fará uma apresentação aberta ao público na Praça Central de Jericoacoara dia 19, às 20h30 horas.

Durante o encontro, Lenine visitará, embarcado, o estuário dos rios Timonha e Ubatuba juntamente com pescadores das cidades de Cajueiro da Praia, Chaval e Barroquinha, municípios que compõem a área de abrangência do Pesca Solidária. Na ocasião o cantor vai conhecer a fauna e a flora da região e acompanhar a pesca artesanal, bem como a despesca dos currais de peixe; ele estará acompanhado de técnicos do Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e realizado pela Comissão Ilha Ativa (CIA). Lenine fará uma viagem de imersão no ecossistema do estuário dos rios que desaguam no mar entre os estados do Piauí e Ceará, dentro da área de abrangência do Projeto.

Na manhã de sábado (19), Lenine mais os representantes do Pesca Solidária e de outros cinco projetos patrocinados pela Petrobras participarão de uma atividade de Educação Ambiental em Jericoacoara, quando será realizada uma limpeza de praia e distribuição de material informativo relacionado ao lixo.


Projeto
Lenine deu início a uma turnê por 12 projetos socioambientais pelo Brasil para encontros com as comunidades, gestores, técnicos e, claro, para fazer o que mais gosta: música. "A arte é um instrumento de aproximação poderoso por uma sociedade mais justa, gosto de acreditar que a minha música vai além do que meramente canto", explica o cantautor, que também é botânico autodidata, colecionador de orquídeas (ou "orquidoido", como prefere) e apoiador engajado de grupos de preservação ambiental.

 
Os “Encontros Socioambientais com Lenine” percorrem as 5 regiões do país e já passaram pelo projeto “Floresta Sustentável” na Praia do Forte, Bahia e “Orquestra Jovem”, “Tecendo uma Rede de Cidadania” (MG), “Centro de Referência de Esporte Educacional” (RS), “Mantas do Brasil” (SP), “Pé de Pincha” e “Bois Vermelho e Azul” (AM) e “Bichos do Pantanal” (MT). As próximas paradas serão: “Pesca Solidária” (CE), “Caranguejo Uça” e “Projeto Diferentes Talentos” (RJ), “Meros” (ES), , “Encauchados” (AC), “Comunidade Produção e Renda” (MA) e “Cerrado Vivo” (GO). Toda essa extensa agenda conta com a parceria e o patrocínio da Petrobras, através do Programa Socioambiental.
 
Serão dois dias de ações em cada destino. No primeiro dia o cantor visita o projeto anfitrião e no segundo celebra com a comunidade local, conhecendo a história dos vários projetos da região, assim como seus representantes e parceiros locais. O encerramento será com um show gratuito, onde Lenine revisita seu repertório para mostrá-lo ao público de uma maneira intimista, no formato voz e violão. 

A estimativa é de que ao final do projeto, mais de 24 mil pessoas sejam alcançadas diretamente, e 640 mil indiretamente, pelas ações do projeto ‘Encontros Socioambientais com Lenine – Música e Sustentabilidade numa só nota’. O artista já passou pelos estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas e Mato Grosso. Até junho, ele conhecerá iniciativas ambientais, sociais e de esportes educacionais distribuídas por 12 estados das cinco regiões geográficas do país.


Da Redação 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: