Cidadeverde.com

Coluna 11/01/24

Esdras pode ir para FMS e Danilo deve assumir Finanças em Teresina

Deve, pode, se... os condicionantes são necessários antes de qualquer anúncio que não seja oficial. É o preço, leitor, que a colunista paga por escrever apenas os bastidores. Feito o preâmbulo, vamos ao fatos. O auditor Esdras Avelino, empossado há menos de cinco meses na secretaria municipal de Finanças de Teresina, pode ocupar cargo de diretoria financeira na Fundação Municipal de Saúde. Em seu lugar, na Semf, deve assumir Danilo Barros Bezerra, atual secretário Executivo da secretaria de Governo da capital. Esdras é elogiado pela caneta técnica na Semf e a mudança tem como pano de fundo os esforços políticos da PMT na reação à crise da saúde pública na cidade.

________________________________________________________________

Pessoinha na Semgov?

Danilo é bastante próximo do filho do prefeito Dr. Pessoa, o presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha. O movimento, portanto, fortalece a possibilidade de que o próprio Pessoinha ocupe a secretaria municipal de Governo. Pelas resistências que encontra, o nome do empresário Tiago Duarte é hoje uma opção mais distante de se concretizar na Semgov (mas não completamente descartada). Pessoinha, por sua vez, precisa do convite do pai para ser o secretário, o que também não aconteceu. Mas (sempre tem um “mas”)...

________________________________________________________________

Até sábado te dou uma posição

Um jornalista político de estofo, entendido de política pela teoria e pela prática, recebeu três convites para ocupar espaços na gestão Pessoa: secretaria de Comunicação, de Governo ou posição (com apoio e estrutura) na chapa de vereador. Ele tem até sábado para dar a resposta. A colunista trará na segunda-feira o veredicto. Vira ou não vira?

________________________________________________________________

Sílvio e Jeová

É forte no entorno de Sílvio Mendes (União Brasil) a possibilidade de que o deputado Jeová Alencar (Republicanos) seja o vice do ex-prefeito. Depende da federação, etc. Jeová é visto como alguém “bem articulado” com vereadores e suplentes em Teresina, o que complementa características de Sílvio, portanto, somando na chapa. Vices que já são do mesmo grupo político não agregam votos, mas podem ser utilizados em jogadas calculadas de sucessão, como a que colocou Regina Sousa como vice de Wellington Dias. Vices de fora podem fazer a diferença em eleições acirradas.

________________________________________________________________

Frente ampla

A indicação do cardiologista Paulo Márcio como candidato a vice de Fábio Novo teve na base a adoção do discurso de construção de uma “frente ampla”, ou seja, a ampliação do leque de diálogos além do espectro político mais próximo: “Foi bom porque o Paulo Márcio traz o eleitor de classe média e alta, que podia ter sim votado no Bolsonaro, por exemplo, e tinha uma resistência ao PT. Ele pega eleitor do Sílvio (Mendes), mostra a força do grupo”, analisou um petista, em reserva, à coluna.

________________________________________________________________

Esqueçam Bolsonaro então

Já na oposição, o sentimento pode ser resumido assim: “Não acreditei quando vi... será que eles acham que ninguém vai trabalhar isso na campanha? É só pegar os vídeos. O que o PT falava do Bolsonaro, acabou o discurso, porque pegaram um dos que foram mais aguerridos bolsonaristas e botaram numa chapa majoritária. Então esqueceram já totalmente a eleição e passaram uma régua nisso daí, né?”, provocou um político do andar de cima, aos ouvidos da colunista. Ihhh...

________________________________________________________________

Se conselho fosse bom

O mundo é um lugar cheio de cobras. Vence quem tem o antídoto e não quem possui o melhor veneno. O antídoto é o autocontrole e a forte autoestima (não confundir com delírios narcisistas). Primeiro, pense nos seus inimigos como crianças ou animais de estimação – ou seja, nunca o suficiente para que eles possam afetar seu poder pessoal. Tempo desperdiçado é pior que dinheiro desperdiçado. As coisas mais raras do mundo continuam sendo paládio (mineral mais caro que o ouro), amor incondicional e realistas com autoestima elevada.

________________________________________________________________

Cifrada dos Jovens Leões

A floresta política tem vibrado com a rivalidade crescente entre dois jovens leões, cujas garras afiadas são instrumentos de promessas cintilantes. De um lado, o leão que é amigo da leoa, almeja um cargo chave de decisões. Do outro, o jovem leão filho do leão mais velho, mais poderoso do que nunca. À medida que a disputa se intensificava, exonerações, pressões e a força de quem faria as maiores indicações abraçavam as nuances do poder. O apadrinhado ou o filho, quem levará a melhor?

________________________________________________________________

Foto do dia

Uma das cidades mais importantes do Piauí em termos econômicos, Uruçuí vive uma acirrada disputa política para saber quem será o sucessor do prefeito Wagner Coelho (Progressistas). Wagner ainda não indicou o sucessor, o grupo da deputada Ana Paula e Zé Santana também não anunciou o nome que apoiará na eleição de 2024. Há fortes concorrentes, no entanto, como o coronel Feitosa (apoiado pelo deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, do PSD) e o vice-prefeito filiado recentemente ao PT, Stanley Carvalho. Apoiado pelo deputado federal Merlong Solano e pelo irmão, Maurício, o policial civil e empresário Sérvulo Filho (que vota em Hélio Rodrigues para estadual) também desponta como opção dentro do PT. O jogo está aberto. 

________________________________________________________________

A frase para pensar

“Entre nós, é proibido publicar a verdade”, Aleksandr Tvardóvsky (1910-1971), editor da revista Novy Mir, a Vassili Grossman, autor soviético de Vida e Destino, acerca das chances de publicação do livro em 1960. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais