Cidadeverde.com

Agentes da Polícia Civil entregam em massa cargos em ato na Alepi

Cerca de 80 agentes de Polícia Civil lotados em delegacias especializadas entregam hoje os cargos comissionados ao delegado geral, James Guerra. Na manhã de hoje(14), eles compareçam à Assembleia Legislativa e apresentação ao presidente da Casa, deputado Themístocles Filho, e entregaram documentos que comprovariam a falta de estrutura da Polícia Civil no Estado.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Estamos aqui para pedir socorro! Esse é um ato de solidariedade aos agentes que não estão nas especializadas. Essas delegacias são instaladas para mascarar as condições da polícia. Elas têm melhores veículos e nós recebemos melhores salários, mas os distritos comuns vivem a realidade de serem obrigados a trabalhar sem o mínimo de estrutura”, disse o agente Gerson de Assis.


Participam do ato agentes do Grupo de Repressão Contra o Crime Organizado (Greco), mais agentes do Núcleo de Inteligência, Entorpecentes, Homicídios, Polinter e Corregedoria.


De acordo com os agentes, o deputado Themístocles Filho prometeu marcar uma reunião com o governador Wilson Martins para discutir o problema. E o deputado Antônio Félix afirmou que solicitará uma audiência pública na Assembleia.

“A situação é grave. É uma revolta generalizada, estamos abrindo mão das nossas gratificações em solidariedade e para o bem de toda categoria. Se o James Guerra se recusar a receber o pedido coletivo, cada um vai assinar seu próprio documento e entregar. Resolveremos isso em 30 minutos”, finalizou Gerson. 


O presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpolpi), Cristiano Ribeiro, afirmou que com a entrega dos cargos comissionados dos policiais nas delegacias especializadas, as operações ficam comprometidas. 

“Os agentes não estão em greve, mas com a entrega dos cargos, as investigações ficam prejudicadas e as operações também”, destacou. 

Segundo ele, a entrega dos cargos foi espontânea e livre, já que querem é salário. “Os policiais abriram mão de gratificações porque querem é salário, que gratificação passa e salário fica. O salário de delegado é 600% maior que o do agente e nós queremos essa equiparação”, afirmou o presidente do Sinpolpi. 
 
Reunião na Delegacia Geral

Na manhã desta terça-feira, James Guerra esteve reunido com todos os delegados da capital, montando estratégia para que os distritos não parem com a falta dos agentes. 

O clima está tenso nas delegacias devido ao Polícia Legal, e que os agentes estão impedindo o registro de boletim de ocorrência se os delegados não tiverem nos distritos.

Os agentes da Polícia Civil deflagraram o movimento Polícia Legal no dia 09 de abril e a partir de então só realizam suas funções inerentes à Constituição. 

Matérias relacionadas:


Flash de Yala Sena e Jordana Cury
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais