Cidadeverde.com

Bispo exalta cerimônias: "Prefácio para grande celebração da Semana Santa"

Imprimir

O bispo de Oeiras, Dom Juarez Sousa da Silva, disse no Jornal do Piauí desta sexta-feira (27) que as cerimônias celebradas na Primeira Capital desde quinta-feira (26), com a Procissão da Fugida, são "prefácio para a grande celebração da Semana Santa". Às 16h30, a cidade recebe uma das mais tradicionais festas religiosas do Piauí: a Procissão de Bom Jesus dos Passos.

"Toda essa celebração é um prefácio para a grande celebração da Semana Santa. Nesse momento, nós nos preparamos para celebrar não apenas uma tradição, mas a fé viva e verdadeira que cada romeiro traz no seu coração, é desejo de vivenciar a fé no seu batismo. Aqui nós vamos celebrar o mistério central na nossa fé, que é paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo", comentou, em entrevista à TV Cidade Verde.

As celebrações tiveram início na noite de quinta-feira, com a Procissão da Fugida e a chegada das romeiros, mas se intensificaram nesta sexta-feira. "Na parte da manhã, nós já tivemos a santa missa às 7h na Igreja do Rosário, onde está a imagem de Bom Jesus dos Passos. Depois, tivemos confissões, tanto a comunitária como a auricular. Às 10h30, tivemos a celebração da santa missa na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Ao meio-dia, um momento profundamente marcante: o ofício de de Bom Jesus dos Passos, quando os romeiros celebram com fé", detalhou o bispo de Oeiras.

Às 16h30, ocorre a Procissão de Bom Jesus dos Passos, uma das principais manifestações religiosas do Piauí. Dom Juarez explicou como ocorre a cerimônia. "Ela é a celebração de uma via sacra em um estilo próprio da tradição oeirense. Existem sete passos. Cada um deles representa duas estações da via sacra. Esses passos são cuidados por famílias daqui de oeiras, cada uma enfeita com as flores próprias do Bom Jesus dos Passos".

"Na procissão, fazemos os canto do miserere, que é o Salmo 50 e invoca o pedido de piedade e misericórdia de Deus para todos os fiéis. Em seguida, é feita a aspersão com água benta  e a bênção, que é feita com a cruz que contem a Relíquia de Santa Cruz, a qual Cristo foi crucificado. Em seguida, tem o canto da Verônica, que aqui é chamada de Maria Beú. É um momento de louvor, de agradecimento por aquilo que Jesus fez por nós", complementou.

Por que roxo?

Dom Juarez também justificou a utilização do roxo durante a celebração. "O roxo é um sinal da penitência. Penitência como convite à conversão através da reconcialiação com Deus e com os irmãos e as irmãs. É uma tradição litúrgica da Igreja usar esse roxo predominantemente na época da Quaresma".

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais