Cidadeverde.com

Casa da Cultura celebra aniversário com Orquestra Sinfônica de Teresina

Imprimir

Nesta quarta-feira (20), às 19h, a Casa da Cultura de Teresina segue com a programação de seu aniversário de 20 anos. Contribuindo para a comemoração, a casa oferece um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica de Teresina.

No mês de aniversário de Teresina, a OST presenteia vários cantos da capital piauiense, com um repertório sempre mesclado do erudito ao popular, agradando vários gostos e disseminando a cultura erudita para futuros apreciadores. Segundo o maestro Aurélio Melo, essas apresentações são importantes para mostrar ao público outro tipo de música, que não é frequentemente tocada nos rádios e demais veículos de comunicação. “Por isso nós procuramos aproximar a música do público, fazendo uma fusão do erudito com o popular”, explica.

Há 20 anos a nossa cidade passou a contar com um local que nasceu com o objetivo de criar uma identificação do teresinense com a produção cultural. A Casa da Cultura de Teresina celebra suas duas décadas de existência com uma programação que já teve o espetáculo Grave-Grog, mais um experimento do balé da Cidade de Teresina, a apresentação do espetáculo Fogo, do Phiauy Estúdio Artes e um bate-papo com o cineasta Monteiro Jr.

De acordo com a diretora da casa, Josy Brito, durante todo o ano serão realizados outros eventos para comemorar os 20 anos do local. No final de agosto, está programado o lançamento de um catálogo, mostrando o trabalho de vários artistas plásticos de Teresina. Paralelo ao lançamento, outros cinco artistas serão convidados para apresentar suas exposições: Ostiano Machado, Fátima Campos, Cícero Manoel, Hudson de Melo e Gabriel Arcanjo.

A Casa da Cultura de Teresina, inaugurada em 12 de agosto de 1994, ocupa uma edificação construída entre 1870 e 1880, pelo Sr. João do Rego Monteiro, o Barão de Gurguéia (1809-1897), para sua residência e família. Entre 1906 e 1911, o Monsenhor Joaquim dAlmeida instalou um Seminário no prédio e, em 1913, os herdeiros do Barão venderam o prédio para a Diocese de Teresina, que deu continuidade ao Seminário. Atualmente, abriga as mais diversas formas de arte. A Orquestra Sinfônica de Teresina e a Casa da Cultura são mantidas pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais