Cidadeverde.com

Com 15 dias de campanha, cobertura vacinal em Teresina não chega a 10%

Imprimir

Aconteceu neste sábado (22), em todo o Brasil, o segundo dia "D" da vacinação contra o sarampo e a poliomielite para crianças menores de cinco anos. Iniciada no dia 08 de novembro, a campanha finaliza a sua segunda semana e em Teresina ainda não atingiu 10% de cobertura vacinal. O índice registrado em todo o Estado é de 33,56%. 

A meta da capital é imunizar 49.320 crianças. Os dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) mostram que só foram vacinadas até agora 4.320, o que equivale a um percentual de 8,78%. Os dados ainda não incluem as informações deste sábado, que deve ser cadastradas no sistema posteriormente.

A diretora de Vigilância e Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amarilis Borba, diz que as pessoas não estão tendo o devido cuidado com as crianças. "Como é que em um único dia conseguimos vacinar 118 mil cães e gatos contra a raiva e em três semanas não conseguiremos vacinar 30 mil crianças? Eu não consigo entender. No Brasil a polio está erradicada, mas existem casos registrados em 17 países no mundo. Recentemente, tivemos um surto no Paquistão, com 150 casos. Qualquer pessoa que tenha visitado o país pode transmitir o vírus para outros lugares,mesmo sem estar doente", afirma.

Ela lembra ainda que este ano foi encontrado no esgoto do aeroporto de Vira Copos em Campinas (SP), um espécie selvagem do vírus tipo 1 da doença. Em Teresina, para o dia D foram mobilizados 79 postos de vacinação. "A partir de segunda até sexta, temos 104 salas de vacina na rede regular. Imagino que como estamos próximos do final do ano, a campanha não deva ser prorrogada".  

prefeito de Teresina, Firmino Filho, em sua página pessoal no Facebook, fez um apelo para que as mães levem seus filhos aos postos de vacinação da capital. "É importante que todos os pais estejam mobilizados em prol desta causa e tragam seus filhos para a vacinação para mantermos as nossas crianças livres dessas doenças", escreveu. 

A meta para o Estado do Piauí é vacinar até o dia 28 de novembro, 198.328 crianças. No sistema do Programa Nacional de Imunização (PNI), que é atualizado pelas secretarias municipais de saúde, já contam que 66.554 crianças foram imunizadas em todo o estado. 

Dos 224  municípios, apenas sete já ultrapassaram o índice de 90% de cobertura vacinal. São eles: llha Grande, Brasileira, Coivaras, Nossa Senhora de Nazaré, Flores do Piauí, Bom Jesus e Morro Cabeça no Tempo. 

O sistema também mostra que 18 cidades ainda não enviaram os dados, por isso, seus índices aparecem zerados. São elas: Bom Princípio, Altos, Monsenhor Gil, São João da Serra, Hugo Napoleão, Olho D´água do Piauí, São Gonçalo do Piauí, Prata do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Canavieira, Eliseu Martins, Marcos Parente, Brejo do Piauí, São Lourenço do Piauí, Cristalândia, Acauã e São Francisco de Assis do Piauí.  

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 100 mil postos fixos e móveis em todo o país estão abertos para o segundo Dia D de mobilização contra as doenças. A iniciativa serve como reforço da Campanha Nacional de Vacinação, que teve início em 8 de novembro e já vacinou 6,4 milhões de crianças contra a poliomielite, o que representa 50,4% da meta estabelecida. Contra o sarampo, 5,1 milhões de crianças já receberam a dose, cerca de 48,1%do público-alvo. 

O objetivo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a poliomielite e 10,6 milhões de crianças contra o sarampo. Devem tomar a vacina contra a poliomielite as crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. O objetivo é manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990. Para isso, o Ministério disponibilizou mais de 17,8 milhões de doses da VOP (Vacina Oral Poliomielite). A meta é vacinar, até o dia 28, pelo menos 95% do público-alvo, cerca de 12 milhões de crianças.

A recomendação é que todas as crianças na faixa etária sejam vacinadas contra a poliomielite, pois a vacina oral vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada como para reforço de quem está com o calendário em dia. A VIP (Vacina Inativada Poliomielite), utilizada no início de esquema de vacinação, também estará disponível para crianças com o calendário atrasado, ou seja, que não iniciaram o esquema de vacinação com as duas primeiras doses injetáveis, aos dois e quatro meses de idade.

Já a vacinação contra o sarampo será feita em crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos). Cerca de 10 milhões de crianças devem ser vacinadas com a tríplice viral. Foram distribuídas mais de 11,8 milhões de doses da vacina, que além de imunizar contra o sarampo, também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba.

 

Sana Moraes
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais