Cidadeverde.com

Consumidor não tem direito de escolha na hora de abrir uma conta

Imprimir

Uma pesquisa recente realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) constatou que abrir uma conta bancária no Brasil não é tão simples quanto deveria ser. O levantamento avaliou as seis instituições com mais correntistas no país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander. Um dos pontos mais graves constatados pela pesquisa foi o fato de que é o funcionário do banco quem define o pacote a ser contratado pelo cliente.

A economista Ione Amorim, coordenadora do levantamento, afirma que o consumidor fica sem seu direito de escolha. "As pessoas não costumam se preocupar com isso porque acham que é assim que deve ser. Dessa forma, é comum que o consumidor seja levado a contratar um pacote caro, com serviços que não tem interesse em utilizar", afirma.

Além da dificuldade de abrir a conta com o pacote mais adequado para o perfil apresentado, a pesquisa observou várias práticas de venda casada, oferta de serviços sem o interesse do consumidor, falta de informação clara e não fornecimento dos contratos e termos de adesão ao serviço adquirido. 

As agências, situadas na cidade de São Paulo, foram visitadas entre 27 e 30 de maio, com o objetivo de se abrir uma conta corrente para pessoa física, sem vínculo com empresa. Para isso, os pesquisadores levaram seus documentos pessoais e agiram como consumidores comuns.

As visitas foram monitoradas por um observador, que avaliou as condições gerais apresentadas; as informações prestadas para a abertura de conta e para a escolha do pacote de serviços; o tempo de espera; a conclusão do objetivo de abrir uma conta padronizada com serviço de DOC; a oferta de outros serviços; a venda casada; e a entrega de contrato e termo de adesão da conta bancária.

Fonte: Info Money

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais