Cidadeverde.com

Daniel Solon defende cumprimento da Lei Estadual no repasse dos recursos para educação

Imprimir

Garantir o cumprimento da Constituição Estadual, que determina o repasse de 30% dos recursos do Estado para a educação, é uma das propostas de campanha do candidato do PSTU ao governo, Daniel Solon. 

De acordo com o candidato, a lei nunca foi cumprida: “Atualmente eles aplicam até 25% dos recursos e esse montante é aplicado não apenas na educação pública, conforme determina a Constituição Federal. A norma maior não limita o repasse para o setor público e o que vemos a nível nacional, é grande parte desses recursos sendo desviados para a iniciativa privada através de financiamentos de programas como o FIES”, denuncia Solon.

Outra preocupação do candidato e professor universitário é com as condições da Universidade Estadual do Piaui (Uespi) que, segundo ele, vive uma crise histórica: “Carência estrutural, falta de políticas estudantis, bolsas de pesquisa e desvalorização salarial são alguns exemplos da situação, que piora cada vez mais.”  

Para o candidato, com o aumento do repasse, as condições seriam melhoradas e a instituição de ensino teria autonomia orçamentária. “Um número que me chamou atenção e me deixou indignado é que em 2013, foram repassados cerca de 130 milhões de reais para a Uespi, que possui em seu quadro mais de vinte mil estudantes e acima de mil funcionários. Em contrapartida, a Assembléia Legislativa do Estado, com apenas trinta deputados, recebeu mais de 300 milhões. É uma disparidade absurda e inaceitável”, desabafa. 

Vanessa Viana (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais