Cidadeverde.com

Em um mês, TRE registra 288 contatos com o Disque Eleições

Imprimir

Instalado desde o dia 01/07 para o período eleitoral deste ano, o disque eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-) já registrou 288 contatos para o esclarecimento de dúvidas. O serviço, que está disponível através do telefone 0800 007 9797, é destinado a eleitores, candidatos, partidos e coligações. 

Dentre os principais questionamentos estão a prestação de contas e a propaganda eleitoral. 

Os cálculos da primeira parcial foram realizados até o dia 31/07. De acordo com o coordenador do serviço no Piauí, José Siqueira Filho, do total das ligações, mais de 71% foram realizadas pelos eleitores. 14,24% do candidatos entraram em contato com o TRE. 

"Este contato direto com o TRE faz com que o projeto tenha uma valorização maior, pois aproxima a Justiça Eleitoral do eleitor. Esse é nosso objetivo máximo, fazer com que esse público vá para as urnas sem dúvida alguma", destacou o coordenador 

José Siqueira estima que cerca de 10 mil eleitores entrem em contato com o serviço até o fim do pleito. Na última eleição para os cargos estaduais e federais foram registradas cerca de 8 mil contatos.  

O coordenador eleitoral informou que o cidadão que entrar em contato com o serviço para reclamar de uma propaganda eleitoral, será encaminhado para o juiz da zona eleitoral responsável para que o mesmo possa tomar as devidas providências. 

"Quando a propaganda sai da regularidade, o juiz eleitoral da zona de onde surgiu a reclamação deve exercer o poder de polícia para fazer com que a propaganda siga seu rito regular. O juiz deve apurar a reclamação, mandar recolher o material e em seguida comunicar o fato ao membro do Ministério Público", completou.  

O disque eleições funciona das 8h às 19h e segue até 10/10, estendendo-se até 31/10 caso haja segundo turno.

Emanuela Pinto (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais