Cidadeverde.com

3ª edição do Festival de Peixe de Esperantina acontece em julho deste ano


 

Foi lançado, nesta segunda-feira (10), a III edição do Festival de Peixe de Esperantina. A sonelidade de lançamento ocorreu no Palácio de Karnak. O evento acontecerá dos dias 20 a 23 de julho no município, que fica a 190 km de Teresina.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, ressaltou que hoje o Estado consegue cultivar aproximadamente R$ 20 milhões de kg de peixe, através de produção própria, e que a perspectiva é atingir a produção de 120 milhões de kg.

"O Festival é muito importante porque ele serve para valorizar a produção, incentivar e aprimorar o mercado, abrindo o leque para oportunidades de negócio", destacou Francisco Limma. 

O secretário de Cultura do Estado, Fábio Novo, disse que o festival fortalece a cultura da piscicultura no Estado e é importante porque incentiva a produção e a comercialização do peixe no Estado.

"Depois da festa fica o negócio do peixe. O festival acaba casando cultura com negócios e cresce foco do ecoturismo com esse casamento também", afirmou Fábio Novo.

O governador Wellington Dias e a prefeita de Esperantina estavam presentes na solenidade. A senadora Regina Sousa e o deputado federal Assis Carvalho também marcaram presença. 

O evento serve para reunir piscicultores e técnicos da área, além de pessoas envolvidas com cadeia da piscicultura do Estado, com o objetivo de fortalecer e incentivar a cultura da pesca e desenvolver a atividade, quanto ao manejo e a captação de créditos, por exemplo. 

O festival possui também uma programação esportiva e cultural, com shows de bandas regionais e nacionais. Amado Batista, Valquiria Santos, que é ex-Magnificus,  Mara Pavaneli,  Banda Caninana são as atrações nacionais.

 

Flash Lyza Freitas
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais