Cidadeverde.com

Estado tem aumento de 42% no índice de exportações

Imprimir

A balança comercial piauiense registrou, de janeiro a abril de 2015, um aumento significativo no índice de exportações em relação ao mesmo período de 2014, tendo o volume exportado de US$ 44.416, 245. O valor representa um aumento em 42%, quando comparado ao ano anterior, que foi de US$ 59.678, 802. Os dados foram apresentados pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

De acordo com o economista da Sedet, Reginaldo Lima, até abril deste ano, atingiu-se cerca de 75% de toda a exportação efetuada em todo o ano de 2014. “Se continuar nessa média, até o final de junho será ultrapassado o valor de 2014 por completo, principalmente por conta da comercialização da soja”, ressalta.

A Sedet espera que haja um aumento progressivo da balança comercial em virtude da exportação da soja, uma vez que a colheita terminou agora e já vai começar a ser comercializada. Sendo assim, à medida que ela vai sendo vendida, a balança comercial vai expandindo. Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Nerinho, a expectativa é que 2015 seja um ano bastante produtivo. “A soja vai fomentar a exportação com essas vendas para o mercado exterior”, afirma.

Os produtos que mais se destacam na exportação do Piauí são as ceras vegetais, soja, algodão e mel natural, que juntas somam quase 95% de todo o total das exportações do Piauí. Os principais destino das exportações são China, Estados Unidos, França, Japão, Alemanha, Vietnã, Itália, Bélgica e Egito.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais