Cidadeverde.com

ETA da Agespisa para de novo por causa da poluição no rio Parnaíba

Atualizada às 18h55
Após suspender o tratamento de água por quase quatro horas, a ETA de Teresina voltou a captar água do rio Parnaíba no início da noite deste sábado. A operação havia sido suspensa às 14h após ser detectada a presença de um produto poluente na água que alterava bastante o cheiro do líquido.

Atualizada às 17h40
A previsão da Agespisa é que a produção de água na ETA de Teresina seja retomada por volta das 19h deste sábado. A operação foi parada por volta das 14h após um novo indício de poluição no rio Parnaíba por resíduos que seriam derivados da cerveja. 

ETA durante manutenção

Segundo o coordenador de produção de água, Francisco Flávio de Sousa, no início da tarde foi identificado novamente um despejo de efluentes com mau cheiro no leito do rio. "Nós colhemos amostras, mas ainda não conseguimos identificar o que é. Só percebemos o líquido com esse cheiro azedo. Esta é uma substância que reage com o cloro e termina causando um forte cheiro de água sanitária, por isso preferimos suspender a operação", descreve. 

Sousa acrescenta que agora está se esperando o líquido se dissipar para voltar a fazer a captação e o tratamento da água do rio.

A cada segundo, a ETA trata 2,3 metros cúbicos de água, quando em atividade.

A Agespisa enviou uma nota sobre o caso:

Agespisa para novamente a ETA por causa da poluição do rio

A Agespisa informa que suspendeu a produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Teresina desde as 14h30 deste sábado, 20, devido ao alto nível de poluição do Rio Parnaíba. Alguns bairros já estão desabastecidos.

A produção de água será retomada assim que melhorar as condições da água do Rio Parnaíba. A Agespisa recomenda o uso racional da água nesse período. Os casos de emergência devem ser informados através do telefone 0800 086 8888, que funciona 24 horas por dia e também recebe ligação de telefone celular.

A direção da Agespisa já acionou os órgãos competentes para que sejam feitas a fiscalização e a identificação das fontes poluidoras. Além das secretarias municipal e estadual do Meio Ambiente, foram acionados o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Ibama.


Publicada às 16h40
A Estação de Tratamento de Água de Teresina parou novamente de coletar água no rio Parnaíba por conta do alto nível de poluição provocada por uma substância semelhante à cevada. No início do mês os trabalhos na ETA tiveram de ser paralisados pelo mesmo problema. 

A Agespisa, juntamente com as secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente se uniram em uma força-tarefa a fim de localizar o responsável pela poluição. 

A ETA interrompe o tratamento de água quando os níveis de poluição no rio estão altos porque nesta situação, a quantidade de produtos químicos utilizados no processo, como o cloro, precisa ser aumentada, causando, por exemplo, um forte odor no líquido. 


Flash de Yala Sena
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais