Cidadeverde.com

Feito em Casa: Cinéas Santos visita locais históricos de Oeiras

Imprimir

O Feito em Casa, deste sábado(21), exibiu no quadro Você precisa conhecer, a primeira parte de uma reportagem sobre a cidade de Oeiras.

Cinéas Santos esteve ao lado do professor Junior Viana, em vários pontos do município, narrando um pouco da história da primeira capital do Piauí.

Na reportagem, Cinéas apresentou uma "aquarela", feita na segunda metade do século XVIII por Antônio Galoso, que representa a primeira imagem do município.

O apresentador foi até o riacho da pouca vergonha, conhecido por esse nome por que no passado as lavadeiras trabalhavam semi nuas no local.

Mostrou também a famosa "grande ponte", por onde o cofre público dexiou Oeiras em direção a Teresina, marcando assim a transferência da capital do Piauí.

Ainda na reportagem foi destacado o Riacho da Mocha, que deu origem ao primeiro nome da cidade, que nasceu como Vila da Mocha. Nesse local, Cinéas lamentou a situação de degradação do riacho, onde hoje se observa um esgoto.

Por fim, Cinéas Santos e Junior Viana foram ao coração de Oeiras e mostraram a igreja de Nossa Senhora da Vitória, a primeira do Piauí, construída em apenas dois meses no ano de 1697.

Em frente a igreja, o professor Junior Viana fez um apelo para que a cidade tenha de volta a imagem primitiva de Nossa Senhora da Vitória, que de acordo com ele, está em Teresina, numa residência domiciliar. Ele ressaltou o valor histórico da imagem para a comunidade Oeirense.

Próxima semana o Feito em Casa exibe a segunda e última parte da reportagem sobre Oeiras.
 
Marcelo Lopes
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais