Cidadeverde.com

Inaugurada microdestilaria de Palmeira do Piauí

Imprimir

Esta sexta-feira (21) foi dia de festa no povoado Cabeceira, do município de Palmeira do Piauí. As dezenas de famílias que moram na localidade fizeram grande comemoração para receber as autoridades que visitaram o local para presenciar a inauguração da primeira microdestilaria de etanol (álcool combustível) do estado a ser administrada por agricultores familiares. Os beneficiados integram a Cooperativa de Produtores de Cana – Coopercana.

 


 
Dentre os presentes estava o deputado federal Jesus Rodrigues, que desde 2011 vem lutando pela instalação do projeto. O parlamentar estava acompanhado do ex-ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) e deputado federal reeleito, Afonso Florence. "São iniciativas como essa que mudam o mundo para melhor. É claro que existem dificuldades, mas esse projeto tem potencial para ser modelo para todo o país. Faço aqui o compromisso de trabalhar para ajudar a superar os obstáculos que ainda possam surgir", frisou Afonso Florence.
 
O coordenador do projeto, João Emílio Pinheiro, destacou o caráter agregador do empreendimento, que alia produção de cachaça, etanol e ração animal, além de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, "o que é de grande importância do ponto de vista ambiental". A microdestilaria tem capacidade para produzir 300 litros de álcool combustível a cada oito horas.
 
"Nós, agricultores familiares, não queremos emprego. Nós queremos apoio para continuar produzindo, por isso esse projeto é tão valioso”, destacou o representante da Associação Escola Família Agrícola Vale do Gurguéia, Antônio Neto.
 
O projeto piloto, que é patrocinado pelo Banco do Nordeste, visa avaliar a viabilidade de se fabricar etanol no contexto da agricultura familiar. O álcool produzido será utilizado para abastecer veículos utilizados no transporte de produtos da Cooperativa, além de poder ser utilizado para abastecer fogões e geradores a álcool, representando uma economia significativa para os cooperados.
 
Durante a inauguração, o deputado Jesus Rodrigues prestou homenagem ao ex-governador do Piauí Alberto Silva, in memoriam, por ter sido um dos maiores defensores da produção de biocombustíveis. Durante a solenidade, o neto do ex-governador, Marcos Felipe Silva, relembrou os esforços do avô. "Ele sempre foi tido como sonhador, um homem com uma visão à frente do seu tempo. Ver esse projeto, do qual ele tanto falava, se concretizar, é muito gratificante", disse.
 
A solenidade também foi prestigiada pelo representante do BNB, Francisco Lacerda; delegado do MDA no Piauí, Pedro Calisto; representante da Embrapa Meio Norte, Francisco Oliveira; superintendente da Conab no Piauí, Manoel Araújo; os prefeitos Jonas Moura (Água Branca), Hélio Rodrigues (Hugo Napoleão), Seu Dua (Regeneração), Valmir Falcão (Cristino Castro), Reginaldo Vieira (São Félix), além de vereadores e gestores de vários municípios.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais