Cidadeverde.com

Jerumenha: após cassação, novo prefeito nomeia filha para todas as secretarias

Imprimir

Após a cassação da prefeita eleita Chirlene de Souza Araújo (PSDC), e do seu vice Luiz Almeida Vilar Neto há pouco mais de uma semana, o prefeito empossado de Jerumenha, Antônio Benvindo de Albuquerque Filho, nomeou a própria filha, Joanna Castro Albuquerque Moura como gestora de todas as secretarias municipais. Em ofício publicado no Diário Oficial dos Municípios do dia 13 de maio, além de secretária, Joanna foi nomeada como tesoureira da prefeitura e diretora do hospital UMSM Adelmar Rocha.

No documento, o prefeito exonera todos os secretários e todos os profissionais comissionados da prefeitura.

A ex-gestora foi acusada de promover uma festa em clube fechado logo após o término de um comício em outubro de 2012. Cerca de 700 pessoas participaram do evento. Em sua decisão, a juíza diz que ficou caracterizada a prática de abuso do poder econômico e, além de cassar os gestores, declarou os dois inelegíveis por oito anos, a contar do ano da eleição. A defesa da prefeita alegou que a gestora não promoveu a festa e que a mesma foi realizada por um empresário local. 

Outro ofício publicado pelo prefeito, foi destinado a Edivan Costa Oliveira, gerente de contas do Banco do Brasil de Floriano. Nele o prefeito comunica que as 29 contas correntes da prefeitura: "serão movimentadas apenas por mim, prefeito municipal".

Procurado pelo Cidadeverde.com, o advogado Luciê Viana, membro da comissão de Direito Eleitrotal da OAB/PI, explicou que o cargo de secretário é de livre escolha, mas em relação a múltipla nomeação, seria necessária uma criteriosa análise.

"Temos que lembrar que o caso da nomeação é de livre escolha, mas não dá para prestar esclarecimentos sobre o caso já que seria preciso uma análise criteriosa", explicou.

O Cidadeverde.com tentou contato com o prefeito Antônio Benvindo de Albuquerque Filho, através de contatos cedidos pela Associação Piauiense de Municípios, APPM, mas até a publicação desta matéria não conseguiu localizar o prefeito.

Confira os documentos publicados no Diário Oficial dos Municípios:

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais