Cidadeverde.com

João Henrique diz que em 90 dias o Estado estará dentro da LRF

Imprimir

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o sercretário estadual de administração, João Henrique Sousa, disse as medidas de contenção de gastos adotadas pelo governo devem sanar o problema em no máximo 90 dias. Por conta do limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi anunciado um pacote de medidas para evitar o estrangulamento financeiro. 

Apesar das medidas rigorosas que incluem a suspensão de novas contratações, pagamentos de horas extras e até de indenizações trabalhistas, João Henrique Sousa afirma que nenhum servidores estadual terá perdas. "Não há motivo para sustos. São medidas que preservam os direitos do servidor. Não se tirará nada que esteja garantido a eles". 

O secretário conta ainda que mesmo antes da portaria com as medidas, o Estado já estava implementando mudanças visando o equilíbrio financeiro. "O Piauí não foi o primeiro estado a superar o índice limítrofe da LRF. Nós chegamos a 52,3%. Pegando o exemplo da Paraíba, adpatamos as medidas a realidade do nosso estado. Em no máximo 90 dias estaremos com a suituação estará regularizada. Quando chegarmos, Não ha divifuldade nem perdas para os servidores. 

João Henrique Sousa disse que a a folha de pagamento do mês de julho, que começa a ser paga na semana que vem, foi fechado com uma economia de R$ 2,8 milhões. "Isso já é um reflexo das medidas. Estamos trabalhando agora em outras providências porque temos convicção de que estaremos novamente dentro do limite da LRF". 

Em relação as horas extras, o secretário esclarece que não foi suspenso o pagamento. "Apenas criamos um teto máximo baseados nos dados do mês de junho. As secretarias podem pagar horas extras, desde que não ultrapasse esse limite, que vai servir de padrão para os outros meses". 

Sana Moraes 
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais