Cidadeverde.com

Lar da Criança continua sem receber recursos e pede doações

Imprimir
  • IMG_9886.jpg Raulino Neto
  • IMG_9879.jpg Raulino Neto
  • IMG_9877.jpg Raulino Neto
  • IMG_9873.jpg Raulino Neto
  • IMG_9871.jpg Raulino Neto
  • IMG_9870.jpg Raulino Neto

O Lar da Criança Maria João de Deus na vila Operária, zona norte da Capital, está passando por dificuldades para manutenção e alimentação de 54 crianças que estão hoje no abrigo. 

De acordo com a coordenadora Tammya Tércia, desde janeiro não há repasse do suprimento de fundo, que era fornecido pelo governo através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc). 

“Esse dinheiro era para ser usado em atividades de bens não duráveis, como pequenos consertos, manutenção da casa, mas também para alimentação”, explicou a coordenadora, que contou com a ajuda da comunidade para o conserto e limpeza dos aparelhos de ar condicionado do local. 

Por conta disso, ela solicita de algumas demandas como: leite soya (soja), leite Nan Pro 1, leite Nan pro 2, leite Pregomini, material de limpeza infantil: shampoo, creme para pentear cabelo, desodorantes, sabonete, fraldas para crianças: G e EG, fraldas adulto tamanho Médio (para cinco adultos especiais), tesourinhas para cortar unhas, velas para quando faltar energia, dvd(s) infantis e ventiladores de parede. O Lar também necessita de um aparelho de ar condicionado de 7.500 BTus para a sala de enfermagem, onde fica toda a medicação.

Reforma em atraso

Uma reforma que estava sendo feita no local também está parada há três meses. Os primeiros problemas da estrutura física do lar começaram em agosto, quando o telhado de um dos cômodos desabou. 

A obra seria de duas salas de aula e de uma biblioteca e está parada porque a construtora não estaria recebendo os repasses do governo do Estado, no total de R$ 217 mil.

"Desde então houve algumas mudanças. Hoje, com a reforma, as crianças tiveram que sair dos seus quartos e isso mudou a rotina também das salas de aula, que hoje são usadas como depósito dos materiais de construção", afirmou a coordenadora do abrigo.
 
Ela afirmou ainda que isso pode prejudicar a aprendizagem das crianças. "Tínhamos salas para receber cada grupo de crianças mediante o seu reforço necessário. Hoje dois professores tem que ficar no mesmo espaço físico", lamentou Tammya Tércia.

A coordenadora agradece as ajudas que recebe da comunidade, pois sem elas, o abrigo já havia fechado. 

O Lar da Criança tem a finalidade de abrigar menores que tiveram seus direitos violados, vítimas de maus tratos, de abandono ou de abuso sexual. No local, as crianças recebem atendimento psicossocial, nutricional, assistência médica e participam de atividades culturais, esportivas, lúdicas, de lazer e pedagógicas.

Mais informações: 3213-1770.


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais