Cidadeverde.com

Neto Sambaíba visita lixão e critica falta de aterro sanitário em Teresina

Imprimir
  • IMG_4480.jpg Wilson Filho
  • IMG_4477.jpg Wilson Filho
  • IMG_4474.jpg Wilson Filho
  • IMG_4473.jpg Wilson Filho
  • IMG_4472.jpg Wilson Filho
  • IMG_4471.jpg Wilson Filho
  • IMG_4468.jpg Wilson Filho
  • IMG_4464.jpg Wilson Filho
  • IMG_4462.jpg Wilson Filho

Perto do fim do prazo para que os municípios brasileiros se enquadrem na Política Nacional de Resíduos Sólidos e acabem com os depósitos de lixo a céu aberto, o candidato ao governo do estado, Neto Sambaíba (PPL) esteve no lixão de Teresina na manhã deste sábado (23), criticou a demora na transformação no local em aterro sanitário e criticou a postura da prefeitura.  

"A lei não foi obedecida e Teresina ainda continua tendo um lixão. Esse local, que é de responsabilidade da prefeitura, está colocando em risco a saúde das pessoas. O município já deveria ter se adequado ao que diz o projeto. A lei de resíduos sólidos existe, mas não está funcionando, e o povo necessita que algo seja feito", disse. 

Para Sambaiba, o acúmulo de lixo feito de forma irregular agride não só o solo, como a saúde dos moradores do entorno e as pessoas que trabalham no local.  

"Cerca de cem mil pessoas que moram no entorno, no Portal da Alegria, Vamos Ver o Sol, Porto Alegre e Esplanada se dizem afetadas por esse lixão, sem falar nos catadores. Tem famílias inteiras trabalhando aqui. É um trabalho desumano", analisou o candidato. 

O represente do PPL apresentou como projeto para o local a abertura de uma indústria da reciclagem que, segundo ele, vai ajudar na limpeza do meio ambiente e será uma fonte de emprego e renda para os atuais catadores.  

Neto disse que um galpão que seria utilizado para a reciclagem do lixo foi montada no local há seis anos, após doação de equipamentos da prefeitura de Goiânia, e que só não começou a funcionar até hoje por falta de energia elétrica. 

"Teresina é uma das únicas das capitais brasileiras que não tem uma indústria de reciclagem do lixo. Aqui, encontrei uma estrutura montada para isso que só requer ligação da energia para poder funcionar. E esse impasse está  se arrastando por anos. A reciclagem é uma coisa tão importante, porque ajudaria na limpeza da natureza, na prevenção de doenças e na geração de emprego. Todos sairiam ganhando" destacou.

Emanuela Pinto (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais