Cidadeverde.com

Câmara dá título a fundadores da Associação dos Cegos

Imprimir
A Câmara Municipal de Teresina concedeu título de cidadania a Antenilton Marques da Silva e Sebastião Ferreira Soares. Os dois homenageados foram fundadores da Associação dos Cegos do Piauí (ACEP). O título foi proposto pela vereadora Graça Amorim (PTB).




Sebastião Ferreira Soares, que é natural de Angical e reside em Teresina desde 1974, foi o primeiro cego aprovado em vestibular no Piauí. Ele é formado em Pedagogia com habilitação em administração Escolar pela Faculdade de Educação de Caxias e em Pedagogia, com habilitação em magistério pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 


Ao longo de sua trajetória na capital dediccou-se a luta pelos direitos das pessoas com deficiencia, principalmente os cegos. Foi um dos fundadores da ACEP, onde exerceu o cargo de presidente por quatro mandatos.




O outro homenageado, Antenilton Marques da Silva é natural de Curimatá e reside em Teresina a mais de 30 anos. Ele só foi alfabetizado aos 22 anos. Hoje ele é formado em pedagogia e cursa o oitavo período de direito. Antenilton já exerceu o cargo de presidente da ACEP e atulamente é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa de Deficiencia de Teresina (CONADE/TE).


Para vereadora Graça Amorim, os dois novos cidadão teresinense são exemplos de superação e força de vontade. "Eles nunca deixaram que essa barreira física os impedisse de lutar pelos seus sonhos e ideais. Pelo contrário, extraíram das dificuldades a energia para ajudar as pessoas com a mesma deficiência. Fazem isso com tanto comprometimento que parece uma missão divina", disse.




De acordo com Antenilton, a homenagem significa o reconhecimento do trabalho deles e da ACEP na luta pelos direitos dos cegos. "Nosso trabalho está sendo reconhecido. Vamos continuar trabalhando em favor dos cegos. Para mim, ser cidadão teresinense representa tudo. Agora passo a ser filho da didade que escolhi para viver", destacou.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais