Cidadeverde.com

O que é melhor: correr ou caminhar? Veja os benefícios

Imprimir

Na hora de escolher que atividade física praticar para manter o corpo bonito e saudável, muitas pessoas ficam na dúvida entre a corrida e a caminhada.

Na realidade, ambas atividades são ideais para quem quer perder peso. Afinal, são atividades aeróbias, as quais proporcionam significante queima de calorias.

O ideal seria, no entanto, fazer uma mistura das duas atividades, balanceando o tempo em cada uma e tirando delas o benefício que cada uma pode proporcionar.

No entanto, nenhuma dessas atividades, nem mesmo a caminhada, deve ser praticada sem os devidos cuidados e orientação.

Por isso, sugerimos que pelo menos ao começar você consulte um educador físico para te auxiliar na execução dessas atividades físicas.

Especialistas recomendam alternar entre a caminhada e a corrida durante a prática do exercício físico. Sugere-se caminhar até certo ponto, onde é possível perceber que a caminhada está ficando desgastante e então o ideal é passar para o trote. A corrida leve, nesse caso, pode ser até menos desgastante que a caminhada.

É importante não forçar o seu corpo caminhando rápido demais, pois os movimentos podem ser feitos de forma errada, agredindo seu corpo e causando dores que você sentirá durante e depois da prática.

É por isso que é imprescindível estar atento para perceber o momento em que andar rápido está começando a ficar incômodo – por exemplo – quando você sentir dores na região abdominal.

Essas dores são causadas pelo aumento na produção do ácido lático e elas podem até fazer com que a pessoa desista de praticar o exercício, pois em geral são bem fortes.

Recomenda-se então, caminhar rápido e correr de forma leve alternando cada atividade de cinco em cinco minutos.

Dessa forma você maximiza o tempo de prática e também aumenta as chances de perder peso com a queima de calorias que a corrida e a caminhada proporcionam.

Lembre-se, porém, que é importante consultar um profissional da área antes de se aventurar na prática de exercícios físicos sem orientação, pois isso pode te custar sua saúde.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais