Cidadeverde.com

Regulação de leitos de obstetrícia em Teresina inicia nesta segunda

Imprimir

Iniciou nesta segunda(1º), o sistema de regulação para atendimento de casos obstétricos nos hospitais regionais, estaduais e municipais de Teresina. Com a regulação, a transferência das pacientes seguirá o nível de risco, região, distâncias, quadro clínico da paciente e recursos disponíveis.

“A medida irá melhor os atendimentos, garantindo a qualidade de assistência à mulher, evitando a sobrecarga no atendimento na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) e demais hospitais de Teresina”, disse a coordenadora da Central Estadual de Regulação das Internações Hospitalares (CERIH), Luciane Formiga.

Segundo a coordenadora, a Maternidade Evangelina Rosa passará a tender somente casos de médio e alto risco. “O atendimento espontâneo só ocorrerá se a paciente já estiver em trabalho de parto, não existindo tempo hábil para o encaminhamento à outra unidade de saúde”, disse.

Nos casos em que a gravidez oferecer risco habitual, a paciente receberá atendimento nos hospitais regionais e estaduais. Quando a gravidez for de médio risco, o atendimento será realizado na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), hospitais do Satélite, Promorar, Buenos Aires ou CIAMCA, todos em Teresina. Nas situações de alto risco a paciente será atendida na MDER.

Atualmente, a MDER conta com 223 leitos, 51 em enfermarias, 48 para gestação de alto risco, 10 para gestação de médio risco, 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), 8 leitos de UTI adulto e 17 leitos Canguru.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais