Cidadeverde.com

Prefeito assina convênio que estimula empreendedorismos nas escolas municipais

Imprimir

O prefeito Firmino Filho assinou, hoje (23), no Palácio da Cidade, convênio envolvendo a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pi) que estimula a cultura do empreendedorismo entre os estudantes da rede municipal de ensino. Trata-se do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

O projeto propõem capacitar professores através de oficinas que serão realizadas pelo Sebrae para que eles possam habilitar os alunos do Ensino Fundamental com noções de empreendedorismo, e venham a desenvolver produtos para serem comercializando, gerando  oportunidades.

“Esse projeto é importante, pois muda a forma do Sebrae atuar, já que sempre trabalhamos com os empresários  (formais e informais) e agora vamos trabalhar com os jovens em idade escolar, proporcionando a esses futuros empresários o conhecimento desde cedo de técnicas de empreendedorismo. A disseminação dessa cultura é de grande valia para a cidade e para o estado”, explica Mário Lacerda, diretor do Sebrae.

A implantação do projeto nas escolas públicas do município foi articulada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) que vai auxiliar no acompanhamento de todo o processo. O projeto tem por objetivo inserir a disciplina de empreendedorismo nas escolas do ensino fundamental.
“O projeto quer oferecer noções de empreendedorismo aos jovens, começando de cedo, pela base. Vamos implantar um projeto piloto e após um estudo sobre seus resultados, pretendemos estendê-lo para toda a rede municipal”, diz Fábio Nery, secretário da Semdec.

A partir de agora os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental terão noções sobre comportamento empreendedor, ética, ecossustentabilidade e cultura da cooperação e da inovação e etc.. A ideia é que no segundo semestre de 2015 o projeto já esteja em ação e no ano seguinte ele seja expandido.

“É uma experiência piloto, e que certamente irá contagiar toda a Rede Pública Municipal. A Semec espera que o projeto se estenda para as demais escolas pois,  irá trabalhar em vários aspectos, como o comportamento, a ética, inovação entre outros, além da preparação desses jovens para o mercado de trabalho”, pontua Kleber Montezuma, secretario Municipal de Educação.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho destaca a importância da parceria e os benefícios que serão alcançados. “A ação não tem resultados imediatos na economia, mas o impacto na formação dos estudantes como cidadãos é fundamental, pois são ensinamentos que eles vão levar para a vida toda. São ideias positivas semeadas na cabeça das crianças que, adquirindo características empreendedoras, serão profissionais melhores e também seres humanos melhores”, finaliza.

Da Redação.
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais