Cidadeverde.com

Liminar garante fertilização in vitro para casal que tenta salvar filha

Imprimir

Uma liminar expedida pelo desembargador Erivan Lopes, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI), garante a um casal piauiense o tratamento gratuito de fertilização in vitro.  A técnica envolve a retirada dos óvulos do corpo da mulher com fertilização em laboratório. A luta é para salvar um dos três filhos portador de Anemia Falciforme. 

A Secretaria de Saúde do Piauí foi notificada no dia 24 de junho e já está custeando o tratamento. O órgão não informou o valor, mas adiantou que o processo estabelece três tentativas. Se a gravidez ocorrer na primeira, apenas este procedimento será pago. Uma fertilização custa em média R$ 10 mil. 

De acordo com a secretaria, o casal recorreu à fertilização para garantir que o bebê não nasça com a mesma doença, já que a probabilidade através de uma gravidez natural é grande. Nenhum dos outros dois filhos do casal é compatível.

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. O sintoma mais frequente é a dor, causada pela obstrução de pequenos vasos sanguíneos pelos glóbulos vermelhos em forma de foice.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais