Cidadeverde.com

Prefeito Firmino Filho implanta Lixo Zero na Zona Sul de Teresina

Imprimir

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marco Antônio Ayres, e o superintendente da SDU Sul, Cleto Barata, além de demais membros das equipes técnicas, participaram na manhã desta sexta-feira (3) da implantação do programa Lixo Zero na Zona Sul da capital. O primeiro Ponto de Recebimento de Resíduos (PRR) foi implantado no cruzamento da Rua Benjamin Batista com a Avenida Maranhão, iniciando o programa na região.

 

 

O prefeito Firmino Filho destacou que a Prefeitura, ao implantar o programa, busca deixar Teresina cada vez mais limpa. “Com o Lixo Zero a Prefeitura de Teresina fica mais próxima das comunidades no sentido de garantir uma cidade cada vez mais limpa e conservada, evitando o acúmulo de podas, materiais diversos que, antes, eram abandonados em algumas áreas, que se tornaram, com o tempo, lixões irregulares. Com o programa nós erradicamos essas áreas e organizamos a coleta do resíduo de maneira adequada, estando, também, atentos à fiscalização”, disse o prefeito.

Um levantamento preliminar apontou 101 áreas de disposição irregular de lixo na cidade. Com o programa, 36 dessas áreas já foram erradicadas, com destaque para a Zona Norte, onde o Lixo Zero já funciona desde o ano passado, além do Centro e da Zona Leste. O programa começou a ser implantado em abril de 2014 com a instalação de seis PRRs na Zona Norte, seguida pela implantação de outros cinco PRRs, na Zona Leste.

“Além do PRR, que é um contêiner com capacidade média de 40m³, existe o monitoramento das áreas que deverão ser erradicadas, ocasião em que a equipe de fiscalização específica para essa finalidade procede com vistorias rotineiras na região de abrangência do programa”, explicou Lílian Guimarães, coordenadora de Limpeza Pública da Semduh.

O programa é coordenado pela Semduh, em parceria com outros órgãos: SDUs (que operacionalizam o trabalho de fiscalização em campo), Semam, Strans e Assistência Militar. Ocorrendo a infração o valor da multa é de R$ 112,00 para pessoa física e de, no mínimo, R$ 224,00 para pessoa jurídica. Desde a implantação do programa até maio deste ano já foram 160 notificações, 113 infrações de postura, 16 apreensões, 71 infrações de meio ambiente e 125 infrações de trânsito.

É terminantemente proibida a colocação de lixo orgânico, seja domiciliar ou comercial; animais mortos, penas e vísceras, resíduo industrial, entulhos, resíduo hospitalar, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos. Cada PRR conta com um agente de limpeza que manterá a ordem e orientará a população que se dirigir até o local.

Confira o cronograma de implantação do Lixo Zero nas Zonas Sul e Sudeste

03.07 | PRR 12 Rua Benjamin Batista com Avenida Maranhão;

08.07 | PRR 13 Rua A, entre as Ruas B e C, Distrito Industrial;

15.07 | PRR 14 Rua Nova Glória, em frente à Quadra A, Bela Vista III;

22.07 | PRR 15 Rua sem denominação, entre a Rua Dr. Otto Tito e Avenida Gil Martins, Redenção;

01.08 | PRR 16 Rua 2 do Parque do Sol (próximo aos trilhos do metrô), Renascença;

08.08 | PRR 17 Avenida 01 com Avenida 23, Loteamento Manoel Evangelista, Novo Horizonte;

15.08 | PRR 18 Avenida Noé Mendes, Itararé;

22.08 | PRR 19 Rua 30 com Rua Alexandre Gomes Chaves, próximo à BR 343, Itararé.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais