Cidadeverde.com

Tocha Olímpica é apresentada e passará por 83 cidades

Imprimir

A tocha Olímpica dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, foi apresentada nesta sexta-feira, em Brasília, em cerimônia que contou com a presença da presidente Dilma Roussef e outras autoridades. O objeto não esconde as influências da natureza e cultura brasileiras, as quais se misturam à tecnologia e a um visual moderno. A principal marca, no entanto, é o desenho de um dos principais pontos turísticos da capital fluminense, o Calçadão de Copacabana.

Feito com alumínio reciclado, o objeto teve o desenho como resultado de um processo de seleção envolvendo todo o País, com 76 inscritos, culminando na reunião de uma Comissão Julgadora multidisciplinar, integrada por 11 membros, para avaliar e declarar o projeto ganhador.

O grupo elegeu por unanimidade a Tocha Olímpica da agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo. Após a definição, o projeto vencedor foi refinado em parceria com o Comitê Organizador Rio 2016 .

"Para criar o desenho da Tocha do Revezamento dos Jogos Rio 2016 nos baseamos no Espírito Olímpico, na natureza do nosso país, na diversidade harmônica e na energia do nosso povo. Utilizamos o traço específico da marca Rio 2016 para desenhar os seus contornos. Seus segmentos horizontais, uma vez abertos, revelam o céu, as montanhas, o mar e o solo representado pelo calçadão de Copacabana", contou Beth Lula, diretora de Marca do Comitê.

A tocha começará sua viagem por todo território nacional em Brasília, onde chegará em data ainda a ser definida, entre abril e maio de 2016, com destino final na sede dos Jogos, o Rio de Janeiro. No total, o objeto percorrerá cerca de 300 cidades de todos os estados do Brasil.

"Queremos mostrar ao mundo a química que, acreditamos, vai nascer do encontro da Chama Olímpica com o calor humano brasileiro. Seria impossível montar tal logística sem a colaboração dos governos e seus serviços públicos, como segurança, controle de tráfego e ordem pública, entre outros. 

Algumas cidades também organizarão celebrações para marcar o fim do Revezamento da Tocha Olímpica em cada dia", explicou o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.


Fonte: Terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais