Cidadeverde.com

Mães prostituem os filhos e zona Leste lidera denúncias, revela Conselho

Imprimir

O Conselho Tutelar de Teresina revelou que a zona Leste lidera o número de denúncias de exploração sexual de crianças. De acordo com o conselheiro Djan Moreira, de 2014 a 2015 foram registrados cerca de 20 casos na entidade, dentre estes, chama atenção casos envolvendo mães que prostituem os próprios filhos para obter lucro.

"Já tivemos casos de mães que estão levando os filhos para poder ganhar dinheiro à custa da prostituição. Quando recebemos esse tipo de denúncia, a vítima é examinada pelo médico, um psicólogo e uma assistente social. Além da prova material, também examinamos se existe algo que ela possa expressar com relação ao abuso", revelou o conselheiro.

Três bairros da zona Leste se destacam por ter a maior concentração de casos de violência, são eles: Cidade Jardim, Pedra Mole e o entorno do bairro Satélite.  

Djan acrescenta que nem todas as denúncias são comprovadas, mas após a denúncia o próprio Conselho Tutelar registra o boletim de ocorrência e encaminha o caso para investigação. Perante a lei, em alguns casos qualquer contato físico com a vítima pode configurar estupro de vulnerável.

"A maioria dos casos não se comprova, por exemplo, que houve penetração, mas que tenha ocorrido o aliciamento, ou que a criança tenha sido tocada de forma libidinosa", reforçou o conselheiro.

Segundo o conselheiro, em todos os casos investigados a vítima é submetida a exames médicos e acompanhamento psicológico.  "Depois que a denúncia chega até nós, encaminhamos para o Ministério Público e a Delegacia de Proteção a Criança e o Adolescente que cuida da investigação", finalizou.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais