Cidadeverde.com

Policiais de Pernambuco fazem Ato durante Encontro de Governadores

Imprimir

No Encontro dos Governadores do nordeste, o governador apresentou um painel sobre previdência, mostrando como é possível captar recursos realizando o arrendamento de bens, utilizando, por exemplo, as terras para o Cerrado. "Através do arrendamento das terras do cerrado, seriam alocados recursos com o pagamento da produção de grãos (soja, arroz), por exemplo, para se investir em outras áreas carentes", explicou Wellington. 

Pelas discussões, os governadores acreditam que fazendo um cálculo estimado os governos poderiar arrecadar cerca de R$ 200 milhões com um incremento  da receita da soja, estando a sua produção arrendada.

Outra saída apontada pelo governador do Piauí seria a desoneração do PASEP, da parte que cabe ao Estado e a rede de distribuição do DPAVAT, que de acordo com Wellington, pode ser remanejado para os fundos de previdência., compondo mais receitas para a p área. Além disso, ele sugere alterações nas leis previdenciárias, para que o Estado possa implantar seus fundos e melhor geri-los.

"A previdência é um desafio grande, os governadores precisam do auxílio do governo federal, mas também há outras alternativas, para se resolver o rombo da previdência. Só o Rio de Janeiro (estado) não tem problemas, por causa dos recursos dos royalties. Então, todos os estados tem que trabalhar com outras opções de arrecadações de fundos", argumenta.

Manifestação

Policiais civis de Pernambuco estão em Teresina, e juntamente com civis de Teresina, fazem uma manifestação em frente o Gran Hotel Arrey. O Sindicato dos Policiais Civis do Piauí, Sinplopi, está mobilizando os policiais no local reivindicando melhores condições de trabalho e de salários para a classe. Eles realizam a Operação Polícia Cidadã. 

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Aureo Cisneiros, disse que os policiais vieram à Teresina dizer que o programa de Segurança Pública de Pernmabuco não é modelo, ao contrário do que o governador do Estado fala em todo lugar, inclusive no Encontro dos Governadores do Nordeste. "Já que em Pernambuco, mais de 2 mil homicídios aconteceram só este ano. As delegacias do nosso Estado estão fechando por falta de efetivo. Não tem água mineral nem papel higiênico. Estamos aqui para não deixar que isso aconteça em outros Estados do Nordeste. O programa que o nosso governador diz que é exitoso, não reduz a criminalidade. É conversa fiada". 

O presidente complementa que não dá para continuar com o progrma Pacto pela Vida, do governo federal, em Recife, que ele não tem funcionado. "Aumentou muito o número de crimes. Só assaltos à agências bancárias já aumentaram mais de 300% e aos ônibus, mais de 30%. O programa implantado e apresentado como sucesso, é pura política pública midiática, de vender ilusão, não uma política pública verdadeiramente necessária",  justificou o motivo de os policiais terem vindo ao Piauí fazer o Ato.

Lyza Freitas, da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais