Cidadeverde.com

Cassado após denúncia de Emídio Reis, Zé Neci diz estar tranquilo e que vai recorrer

Imprimir

O prefeito de São Julião, José Francisco de Souza (PT), o Zé Neci, declarou estar tranquilo quanto à sua cassação pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele e o vice-prefeito, José Francimar Pereira (PP), foram cassados na última segunda-feira (20), depois de aceita a ação emblemática ajuizada pelo ex-vereador Emídio Reis da Rocha, 51 anos. 

"Eu vejo [a cassação] com naturalidade, não fui só eu que fui cassado no Piauí. Ainda não fui na cidade, estou primeiro resolvendo algumas questões com os advogados quanto ao processo", declarou ele. 

O prefeito já informou que vai recorrer da decisão. "Já estamos recorrendo, foi apresentado documento em Brasília em referência ao processo já julgado", informou . 

A ação é atípica, já que foi ajuizada por Emídio Reis, assassinado e enterrado vivo na cidade em fevereiro de 2013. Seus familiares alegam que o crime ocorreu devido à ação impetrada pelo ex-vereador.

O vice-prefeito vai a júri popular acusado de ser o mandante do assassinato. Após sua morte, o Ministério Público assumiu o processo.

Eles foram cassados por abuso dos poderes político e econômico, por terem contratado mais de 120 servidores sem a realização de concurso público, e também por desvio de R$ 1,5 milhões, correspondentes a recursos do Fundo Municipal de Seguridade Social, para financiar campanha eleitoral. Também foram cassados pela construção de citernas na zona rural de São Julião em troca de voto.

Com a cassação do prefeito, quem assume o cargo é o presidente da Câmara de São Julião, o vereador Francilândio da Silva, o Cilândio, do PP. De acordo com Zé Neci, a posse deve ocorrer na próxima semana. 

 

Yala Sena e Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais