Cidadeverde.com

Crise no país será tema de reunião de Dilma com governadores, diz Merlong

Imprimir

A atual crise no país será um dos temas discutidos nesta quinta-feira (30), em Brasília, durante reunião da presidente Dilma Rousseff com governadores de toda a federação. O encontro fez com que o governador Wellington Dias (PT) antecipasse a volta ao Brasil. O chefe do Executivo  estadual interrompeu a viagem que fazia aos Estados Unidos, onde negociava recursos  junto ao Banco Mundial. 

“O tema geral está descrito na carta-convite como sendo governabilidade, responsabilidade fiscal e colaboração federativa. São temas que comportam grande gama de assuntos e, com certeza, a presidenta e o governadores irão definir prioridades”, disse Merlong Solano, em entrevista ao Notícia da Manhã, desta manhã desta quarta-feira (29). 

O secretário de Governo do Piauí destaca que a governabilidade será um dos temas mais discutidos, uma vez que a atual crise no país, tem tomado proporções enormes, com componentes políticos muito fortes. 

“Existem países do mundo que enfrentam crise muito mais graves que no Brasil e há mais tempo- desde 2008 e 2009- e se cuida de enfrentar o problema econômico, sem derivar para um problema político tão forte como está acontecendo no país. Tem gente ampliando a  crise, dentro da perspectiva de que quanto pior, melhor. Se vira moda, diante de uma crise eventual de impopularidade, mudar governador, mudar presidente e mudar prefeito, cairemos numa estabilidade político-administrativa feroz, que prejudicará a todos. As grandes decisões de investimentos dependem de um ambiente de confiabilidade, que por sua vez, dependem da política, da estabilidade das instituições. Tem muita gente investindo contra, para tentar desagregar o país e quem sabe, retomar ao poder”, desabafa  secretário. 

Merlong Solano destaca que a discussão de temas como segurança, saúde, educação e previdência, debatidos em Teresina durante o encontro de governadores do Nordeste, no mês de julho, será ampliada. 

“A reunião da presidente é como se fosse uma resposta a sugestão dos governadores de Nordeste”, reitera Solano. 

 

Banco Mundial

Após reunião em Brasília, Wellington Dias retornará aos EUA, onde busca investimentos para as áreas de desenvolvimento rural, educação, meio ambiente, regularização fundiária e modernização administrativa. Os recursos que estão sendo negociados giram em torno de R$ 1 bilhão.

"Ainda falta a reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento e com a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. O governador está bastante otimista, após o encontro com representantes do Banco Mundial. Os diretores do Banco disseram que do jeito que o programa está sendo estruturado, está de acordo com os critérios exigidos. Entraremos na fase que o Governo Federal dará sua palavra através do Ministério do Planejamento e em seguida, a própria diretoria do Banco Mundial dá sua palavra final", disse o secretário de Governo. 

No exterior, o governador do Piauí também fez contatos acerca de uma operação de crédito da Eletrobras-PI. Os recursos são em torno de US$ 115 milhões e serão destinados para a regularização da rede elétrica e eliminação das gambiarras, o que deve melhorar a qualidade da energia no estado. 


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais