Cidadeverde.com

Novo Sistema de Administração Financeira vai funcionar a partir de setembro, garante Sefaz

Imprimir

As atividades de implantação do novo Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado, SIAFE/PI, iniciarão em setembro de 2015 logo após a conclusão da licitação da empresa que ficará a cargo de operacionalizar, segundo o diretor da Unidade de Controle Contábil (UNICON) da Sefaz, Ricjardeson Dias. Os trabalhos devem ser concluídos apenas em dezembro de 2017.

Representantes da Secretaria da Fazenda, através das áreas do Tesouro Estadual e Tecnologia, e da Secretaria de Planejamento, se reuniram na Secretaria de Fezenda do Piauí, Sefaz, para tratar sobre o início do processo de implantação. O sistema vai substituir ao SIAFEM. 
 
“O Estado terá um grande avanço em suas finanças, pois com o novo sistema teremos facilidade em elaborar relatórios, modernizar as rotinas e otimizar o tempo. Com essa nova ferramenta, o risco de erros na Contabilidade do Estado será muito menor”, afirma o diretor.
 
Durante a reunião foi sugerida a criação de uma equipe intergovernamental, com representantes das Secretarias de Fazenda, Planejamento, Administração e Controladoria-Geral para desenvolvimento dos trabalhos.
 
Segundo o diretor, em relação aos módulos do SIAFE/PI, estão sendo adquiridos dois, sendo o primeiro de Planejamento, e o segundo Execução Orçamentária, Contábil e Financeira. “No contrato há previsão de integração de outros quatro sistemas, que provavelmente serão Folha, Patrimônio, SIAT e Portal da Transparência”, informa Ricjardeson Dias.
 
Ainda durante a reunião foram apresentadas as vantagens no SIAFE/PI em relação ao SIAFEM, bem como a ótima relação custo/benefício que trará para as áreas de Planejamento e Finanças. Nos dias 20 e 21de agosto, Analistas da Sefaz farão uma visita técnica ao Espírito Santo para troca de experiências. O estado passou recentemente pelo mesmo processo de mudança de sistema. 
 
“O sistema trará avanços para o Estado”, disse o representante da SEPLAN, Manoel Lopes.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais