Cidadeverde.com

Jornalista Deoclécio Dantas morre aos 77 anos em sua residência em Teresina

Imprimir
  • CK8A1312.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A1305.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A1302.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A1297.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A1287.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A1284.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A1159.jpg Thiago Amaral/cidadeverde
  • CK8A1154.jpg Thiago Amaral/cidadeverde

Atualizada às 18h53 

O corpo de Deoclécio Dantas foi enterrado no final da tarde desta segunda-feira, no cemitério São Judas Tadeu, na zona leste de Teresina. Familiares, amigos e admiradores do jornalista acompanharam o sepultamento.

Atualizada às 14h45

O jornalista Deoclécio Dantas morreu na madrugada dessa segunda-feira (10) aos 77 anos. Segundo familiares, ele morreu dormindo em sua residência em Teresina. O velório acontece a partir das 13h, na funerária Pax União, localizada na avenida Miguel Rosa, Centro-Sul.

Fotos: Raoni Barbosa/revista Cidade Verde

Deoclécio era jornalista, trabalhou na TV Cidade Verde e em várias emissoras. Foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito de Teresina na administração de Wall Ferraz.

O filho de Deoclécio, Tito Dantas, informou ao Cidadeverde.com que tudo indica que foi um infarto fulminante. “Foi bem quietinho, tranquilo como ele era. Estava tudo bem, almocei com ele ontem no Dia dos Pais e hoje aconteceu isso. Tudo indica que foi um infarto”, disse Tito.

O jornalista Amadeu Campos, apresentador do Jornal do Piauí, disse que Deoclécio era um tipo de jornalista que não se faz mais hoje. “Ele não tinha medo do poder e nem de cara feia. Deoclécio foi meu grande ídolo no rádio pela capacidade de improviso e de análise de conjuntura social”.

Amadeu Campos trabalhou com Deoclécio na época TV Pioneira, hoje TV Cidade Verde, na década de 90. Para homenageá-lo, Amadeu recriou o bordão e lançou no Jornal do Piauí a frase “É uma lástima, Deoclécio”, citando sempre quando quer criticar uma situação errada. 

Enterro será no cemitério São Judas Tadeu

O velório do jornalista acontece até às 15h30. O sepultamento está marcado para as 17h no cemitério São Judas Tadeu.

O presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), Nelson Nery Costa, lembrou a história do jornalista na APL, onde ocupava a cadeira 16.

"Ele estava presente e aparentemente bem. Sempre um homem positivo, atuante. Ele era um intelectual. Tinha uma linguagem escrita eficiente, um bom portuguê. Ele sempre foi uma pessoa de coragem para expor seus posicionamentos", afirmou.

Para o empresário Jesus Tajra, a personalidade rígida e correta de Deoclécio o levou a ser admirado pela sociedade. "O Deoclécio se firmou com uma personalidade rígida, correta, séria. Tinha conceitos críticos, embora ponderados. Isso o levou a ser admirado pela nossa  sociedade. Essa admiração o levou a ser deputado estadual por duas vezes e vice-prefeito. Ele marcou presença no jornalismo", disse, relembrando o convite para ingressar na então TV Pioneira.

"Eu fui diretor da radio Pioneira e ele só saiu de lá quando foi ser deputado estadual. Depois o convidei pra trabalhar na TV Pioneira. Deoclécio parte hoje, lamentavelmente, mas é o curso da vida. Sua memória será indelével nos companheiros jornalistas", afirmou.

Para o jornalista Carlos Said, o amigo de rádio Pioneira vai ficar encravado em seu peito. "Ele começou garoto no jornal O Dia. Em 1966 eu levei Deoclécio para fazer parte da equipe da Pioneira. Nós cassávamos até ladrões, como os que assaltaram o supermercado São Gonçalo na Praça da Bandeira. Vai encravado no peito do magro de aço", finalizou.

Cláudia Brandão: Deoclécio Dantas foi referênica no jornalismo

Flash Yala Sena
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais