Cidadeverde.com

Fiscais flagram irregularidades e vídeo mostra caminhão atravessando Rio Poti

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Teresina (Semam) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagraram diversas irregularidades e crimes ambientais durante a Operação Pente Fino, no Rio Poti. Em vídeo, a Secretaria flagrou um caminhão cruzando todo o leito do rio devido ao seu baixo nível de água. 


Vídeo: divulgação/Semam

O secretário municipal de meio ambiente, Aluísio Sampaio, informou que a situação se agrava neste período do ano e que este ponto, em particular, apresenta um volume menor de água. As imagens impressionam. 

No vídeo, de pouco mais de três minutos, um caminhão carregado de tijolos entra no rio, cruza todo o seu leito sem problemas e chega à outra margem rapidamente. 

"Esta região entre as zonas Sul e Sudeste de Teresina, próximo ao Balneário Curva São Paulo, possui essa caracterísitica e os veículos conseguem atravessar o rio. É o pior trecho. Já próximo á Floresta Fóssil, a profundidade é maior", declarou. 

A Operação Pente Fino teve início no começo do mês e conta ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental. A fiscalização flagrou também pontos de coleta irregular de água, por parte de empreendimentos da capital.

Além disso, foram identificados pontos de despejo de esgoto. As ações caracterizam crimes ambientais. 

"Ainda nem chegamos nos piores trechos. Há locais em que há muitos pontos de esgoto sendo jogados no rio. Todos esses pontos serão mapeados via GPS, os responsáveis serão identificados e a denúncia será feita", disse o secretário. 


Foto: divulgação/Semam.

Segundo ele, os casos serão levados ao Ministério Público do Piauí. A Operação Pente Fino tem previsão de conclusão para o fim deste mês e um relatório será produzido com detalhes dos crimes ambientais e irregularidades identificadas. 

 

Maria Romero
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais