Cidadeverde.com

Alunos da Uespi realizam ação para marcar o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Imprimir

Estudantes do curso de Psicologia e da Liga de Saúde Pública do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) irão realizar, em parceria com a Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia (CRP21), uma atividade de conscientização em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Suicídio. A ação ocorrerá dia 9 de setembro, no Parque Potycabana, a partir das 18h. Na oportunidade, os alunos entregarão material preventivo e fitas amarelas, símbolo da campanha.

Ana Rosa, professora do curso de psicologia, relata que o suicídio deve ser debatido pela sociedade, pois, é importante esclarecer dúvidas que os cidadãos têm sobre o assunto. Para a docente, a sociedade não discute com franqueza o tema, o que contribui para que pessoas que tenham os sintomas não consigam encontrar ajuda. “Nossa proposta é estimular a discussão sobre essa temática tão delicada e, assim, contribuir para conscientização. Não podemos ignorar que por ano muitas pessoas morrem em decorrência de suicídio”, afirmou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o suicídio um dos grandes problemas de saúde pública. Em estudo divulgado em 2014, a OMS apontou que, no mundo todo, cerca de 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos. No Brasil, de 2000 até 2012, foram registrados 11.821 casos. O país é um dos 28 que possuem políticas nacionais de prevenção e combate ao suicídio. Em 2006, foi aprovada a portaria nº 1876/2006 institui as Diretrizes Nacionais de Prevenção ao Suicídio, do Ministério da Saúde que determina a criação de ações para detecção, prevenção e combate de pessoas suscetíveis ao cometimento do suicídio.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais