Cidadeverde.com

Técnicos do Governo Federal visitam projetos da Economia Solidária de Teresina

Imprimir

Uma equipe técnica da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estará na capital para conhecer um pouco mais sobre a atuação da Prefeitura de Teresina nessa área. Na oportunidade, serão apresentados os projetos desenvolvidos através da nossa Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), para que sejam avaliadas as possibilidades de formalização de convênio entre os órgãos.

O encontro acontece a partir das 17 horas desta quinta-feira (24), no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí (SRTE/PI). O grupo também veio a cidade para saber como estão atuando os órgãos estaduais de incentivo ao empreendedorismo.

A Semest deve mostrar à equipe os principais projetos incentivados durante seus aproximados três anos de existência, já que foi criada no atual gestão do prefeito Firmino Filho, com o objetivo de apoiar mais e melhor aqueles que protagonizam a pequena produção em nossa cidade.  

O assessor técnico da Semest, Cláudio Roberto, frisa que esse é um importante momento, pois dentre as atribuições da Senaes está a avaliação de parcerias com órgãos federais, estaduais e municipais.

"Além disso, também é competência da Secretaria Nacional propor medidas que incentivam o desenvolvimento da Economia Solidária. Então nós temos bons resultados para apresentar, o que pode contribuir para fazermos convênio. Estamos confiantes", destaca ele, que também é representante do Fórum Estadual de Economia Solidária. 

Dentre os técnicos está o coordenador de Fomento da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE), Ary Moraes, que já veio a capital em outras oportunidades, a exemplo da I Conferência Municipal de Economia Solidária, promovida pela Prefeitura de Teresina em 2014.

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí (SRTE/PI) fica situada na avenida Frei Serafim, Nº 1860, Centro.

Sobre a Economia Solidária

Sem explorar, sem querer levar vantagem ou destruir o ambiente, a Economia Solidária é uma forma diferenciada de produção, comercialização, compra e troca daquilo que é preciso para viver. 

Tem como princípios balizadores a solidariedade, autogestão, cooperação e dimensão econômica, nos últimos anos se apresenta como uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de renda, trabalho e uma resposta a favor da inclusão social. 

A Economia Solidária compreende uma variedade de práticas econômicas e sociais que se organizam por meio de associações, cooperativas, empresas autogestionárias, redes de cooperação e afins.
 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais