Cidadeverde.com

Presos delatam agentes em presídio e revelam "plantão manco" para fugas

Imprimir
  • unnamed_(12).jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • unnamed_(11).jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • unnamed_(10).jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • unnamed_(9).jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • unnamed_(8).jpg Divulgação / Sinpoljuspi
  • unnamed_(7).jpg Divulgação / Sinpoljuspi

Presos que fugiram do presídio Irmão Guido e foram recapturados pela polícia delataram agentes penitenciários da casa de detenção Os internos  deram detalhes da última fuga em massa, ocorrida ontem (24), e revelaram que existe dentro do presídio o chamado “plantão manco”, em que os agentes estariam fazendo vistas grossas e favorecendo a fuga dos presos. Ao todo, 15 detentos fugiram da Irmão Guido por um buraco que dava acesso à rede de esgoto. Três presos já foram capturados.

O Portal Cidade Verde teve acesso a um relatório da Secretaria de Justiça que revela que as últimas quatro fugas ou tentativas de fuga na penitenciária Irmão Guido ocorreram sempre no mesmo plantão.

Em depoimento, um dos detentos revelou: "a gente sabia que era o plantão manco", referindo-se ao plantão dos agentes penitenciários na noite da fuga. A revelação levanta suspeita da participação de agentes facilitando fugas e tentativas de fuga na Irmão Guido.

A Secretaria de Justiça do Piauí não confirmou, mas também não negou, a existência dessa linha de investigação sobre o "plantão manco". 

Em nota, a Sejus informou que abriu sindicância para apurar suposto envolvimento de agentes nas fugas e que as informações são sigilosas para não atrapalhar as investigações.

 A Secretaria de Justiça do Estado ressalta, também, que cerca de 16 tentativas de fugas foram abortadas na Irmão Guido neste ano – com apoio da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) – e que, dos presos que fugiram, 43 ao todo, metade já foi recapturada.

Caso seja confirmada a participação de agentes penitenciários nas fugas dos presos, esses servidores podem responder administrativa, civil e criminalmente, estando sujeitos à perda do emprego público e demais sanções previstas em lei.

Veja na íntegra a nota da Sejus: 

“A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) informa que vai abrir sindicância para investigar o suposto envolvimento de agentes penitenciários na fuga de 15 detentos da Penitenciária Regional Irmão Guido, ocorrida nessa quinta-feira (24). A Secretaria de Justiça informa que abre procedimentos investigatórios sobre todos os problemas que ocorrem no sistema penitenciário. A Sejus reforça seu comprometimento com a elucidação dos fatos e que vai lançar mão de todos os instrumentos necessários para apurar o caso, bem como tomar as providências cabíveis no sentido de punir os responsáveis”.

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais