Cidadeverde.com

UTI do HUT está isolada devido a infecção bacteriana no local

Imprimir

O secretário municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, informou nesta quinta-feira (15) em entrevista ao Jornal do Piauí que a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está isolada para conter a proliferação de uma infecção bacteriana detectada no local. 

De acordo com ele, as vagas da Unidade não estão mais disponíveis até que a infecção esteja controlada. O problema foi detectado depois que ações de rotina de infectologistas do hospital detectaram a presença da bactéria. 

"Há um comprometimento no que diz respeito aos leitos, que não estão mais disponíveis. Os pacientes foram retirados e as vagas não serão utilizadas até que a desinfecção seja feita. Felizmente se dectectou o problema em um procedimento de rotina dos infectologistas do hospital", declarou. 

O secretário informou que o surgimento das bactérias é decorrente principalmente da presença de doentes de internação prolongadas, utilizando antibióticos por meses e que chegam com infecções graves ao hospital. Após uso recorrente de antibióticos, as bactérias acabam se tornando resistentes ao medicamento. 

"A solução para controlar ou atenuar é ter mais leitos, distribuir mais os pacientes, fazer com que chegem mais rápido ao hospital, evitando que cheguem graves. Porque hoje chegam vivos, mas tão graves que morrem quatro meses depois", declarou. 

 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais