Cidadeverde.com

No Piauí, mais de 160 mil estudantes farão provas do Enem;Veja proibições

Imprimir

No Estado, 166 mil estudantes piauienses – de escolas públicas e privadas – irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Devido o horário de verão, os portões dos locais dos testes no Piauí serão abertos às 11h e serão fechados às 12h. Os pontos de maiores aplicações são na Uespi (Universidade Estadual do Piauí), Ifpi (Instituto Federal) e Ufpi (Universidade Federal do Piauí).

Este ano, mais de 7,7 milhões de pessoas estão inscritas para o exame.

Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, 24 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

O que levar para a prova

É fundamental que o participante fique atento ao que pode ou não ser levado para o exame. Itens como documento de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente) são obrigatórios para a realização do Enem. É recomendável que o estudante não deixe para providenciar a caneta em cima da hora, pois o objeto pode apresentar falhas, o que é prejudicial durante a prova. Só serão corrigidos a redação e os cartões-respostas preenchidos em tinta preta. 

Proibições

O edital do Enem não permite o uso de celulares durante às provas. No entanto, estes e outros equipamentos como chave de carro com alarme podem ficar com o participante, desde que dentro da embalagem disponibilizada pelo Inep. Tais objetos devem ser guardados nos sacos plásticos do lado de fora da sala de aula, na presença do fiscal, e o recipiente será lacrado, assinado e colocado embaixo da carteira. O mesmo só pode ser aberto na parte externa da instituição. 

Não é permitido o porte de boné, chapéu, óculos escuros, lápis, caneta que não seja transparente ou com tinta de outra cor, borracha, livros, manuais, calculadoras, anotações, tablets, ipods e demais aparelhos de mp3, pendrives, gravadores, relógios, alarmes, armas e fones de ouvido. 

Permitidos

Como o Enem é uma prova extensa, é permitido levar água e outros líquidos não alcóolicos, para fins de hidratação, desde que em garrafa transparente e sem rótulo; e alimentos como biscoitos/bolachas, barras de cereais, balas, chocolates e frutas. Apesar da permissão para entrada com comida, vale o bom senso no momento do exame, pois é recomendável evitar embalagens que façam muito barulho e possam atrapalhar os demais candidatos, assim como produtos com cheiro forte, já que o ambiente é fechado.

 

Flash Yala Sena (com informações do Inep)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais