Cidadeverde.com

HUT atende 849 pessoas e 90% estavam alcoolizadas, diz diretor

Imprimir

O Hospital de Urgência de Teresina realizou somente neste fim de semana 849 atendimentos, destes, 90% das vítimas de acidentes de trânsito ou de algum tipo de agressão, estavam alcoolizadas. A informação é do diretor da unidade, Gilberto Albuquerque. O número já se aproxima do equivalente a todos os atendimentos do feriado de Carnaval do ano passado, quando foram atendidas 869 pessoas.

“É um dado que nos preocupa bastante. Acreditamos que todos podem brincar o carnaval com segurança”, lamentou o diretor, ressaltando que os acidentes com motocicletas continuam representando mais 80% das ocorrências de trânsito.

Dos quase 900 atendimentos, 159 foram de pessoas vítimas de acidentes de trânsito, 18 de arma branca (faca) 16 de agressão física e 11 de arma de fogo. Segundo o diretor, o HUT, reforçou suas equipes de plantão nas áreas ligadas diretamente à assistência ao trauma como ortopedia, neurologia e cirurgia geral.  “Estamos preparados para atender a demanda”, garantiu.

No ano passado, a Prefeitura de Teresina concluiu investimento de cerca de R $3 milhões no Pronto Socorro do HUT, que ganhou 37 novos leitos. “Nosso desafio agora é a manutenção do hospital, que tem custeio muito alto porque atende pacientes do interior do Piauí e de outros Estados”, observa o diretor. Ele informa que prefeito Firmino Filho tem pleiteado junto ao Ministério da Saúde repasses para financiar o HUT.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais