Cidadeverde.com

Mais de 60% dos atendimentos no HUT no Carnaval são do interior

Imprimir

A maioria dos pacientes atendidos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) durante o período do Carnaval vêm do interior do estado. De acordo com o diretor técnico da unidade de saúde, Fábio Marcos, isso acontece porque a fiscalização de trânsito nos municípios é deficiente em relação à capital. A maioria dos casos diz respeito a acidentes de trânsito. 

"A gente tinha uma expectativa de redução nos casos, mas infelizmente não ocorreu. Os pacientes críticos aumentaram em relação ao ano anterior e talvez a quantidade chegue a 1,4 mil atendimentos, com destaque para vítimas de acidentes automobilísticos, em especial motos, mas há também casos de arma branca e de fogo", informou. 

Ele informou que em 2015 foram 869 pessoas atendidas, entre o sábado e a quinta-feira após o Carnaval. Este ano, podem chegar a 1,4 mil. O hospital está contando com leitos de UTI em outros hospitais para suprir a necessidade. 

"Mesmo o HUT se preparando, o fluxo está muito grande. Estamos atuando em uma rede integrada, diante da iminência de aumentar os pacientes críticos, então pedimos ajuda a outros hospitais, para que o HUT não fique sobrecarregado. O não uso do capacete por condutores alcoolizados faz com que os pacientes fiquem mais críticos e precisem dos leitos", disse. 

O diretor fez ainda um apelo à população para os últimos dias de Carnaval. "Nossa preocupação agora é com os próximos dias, terça, quarta e quinta. Esperamos que a população tenha consciência e não pilote motocicleta se consumir bebida alcoólica e nem sem capacete", alertou.  

 

Maria Romero com informações de Francisco Lima
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais