Cidadeverde.com

Fifa pode multar Santos por venda de Neymar ao Barça

Imprimir

 

O Santos foi notificado pela Fifa de que está sendo investigado pelo Comitê Disciplinar da entidade, com o objetivo de apurar se houve influência de terceiros nos contratos de Neymar, especialmente na negociação com o Barcelona, em 2013. Apesar de dirigentes do Santos já terem informado sobre a notificação, a Fifa não confirmou a apuração do caso, para não comprometer a investigação em andamento. 

Tudo começou quando o Santos decidiu entrar com processo na Fifa contra o time Catalunha, Neymar, seu pai e uma empresa da família, por considerarem que houve violação do contrato de transferência. O Santos reclama indenização pelos prejuízos acrescida de juros. Os documentos assinados para formalizar a ida do atacante ao Barcelona foram enviados à Fifa para análise.

Porém, de posse dos documentos, a Fifa percebeu que havia cláusulas que versavam sobre empresas do atleta. Foi dado início a um novo inquérito para determinar se houve ou não influência externa na negociação de Neymar. 

Segundo a Folha de São Paulo, uma das cláusulas presentes em um dos contratos dizia que as empresas que tinham participação nos direitos econômicos do atleta deveriam ter ciência de possíveis propostas que chegassem ao clube para negociação de Neymar. Pelo regulamento da Fifa, as terceiras partes envolvidas em contratos não podem ter nenhum tipo de influência sobre decisões ou transferências. Atualmente, a entidade proíbe a participação de empresas nos direitos econômicos dos jogadores.

O Santos pode levar uma advertência e multa ou até ficar impedido de registrar jogadores.

 

Da Redação
Com informações da Folha de S.Paulo
[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais