Cidadeverde.com

PM registra diminuição de roubo de veículos; 84% são recuperados

Imprimir

Um dos crimes que está assustando os teresinenses nos últimos meses é o roubo de veículos. Muitas das ações dos criminosos têm revoltado teresinenses ao se propagarem pelas redes sociais com imagens dos circuitos de segurança. No entanto, segundo a Polícia Militar, de janeiro a março, a capital registrou uma redução de 12% nas ocorrências, bem como um aumento na quantidade de bens recuperados. Dos roubados neste ano, 84% foram devolvidos aos seus proprietários. Em contraponto, houve ainda uma mudança no perfil dos crimes, que passaram a contar com a presença feminina.

Na tarde da última quarta-feira, 30, foi registrado mais um caso de roubo de moto, ação que foi registrada pelo circuito de segurança de uma lanchonete no bairro Parque Piauí, zona Sul da capital. O fato aconteceu por volta das 14h na Avenida Juarez Távora e, pelas imagens, é possível observar um casal caminhando pela calçada. A dupla para e aguarda duas pessoas subirem em uma moto e em seguida, anunciam o assalto. O homem aponta a arma para a cabeça do piloto enquanto e a mulher assume o guidão, guiando o veículo durante a fuga.

Ao fugirem, segundo funcionários da lanchonete, o bandido ainda teria disparado contra as vítimas com o objetivo de assustar. Apesar da ousadia, eles não foram muito longe, já que a motocicleta tinha sistema de rastreamento e foi bloqueada cerca de 1km de distância do local do roubo. Os bandidos fugiram e não foram localizados pela Polícia.

O comandante de policiamento da capital, o coronel Wagner Torres, explica que os crimes de roubo a veículos apresentaram uma mudança de perfil nos últimos meses, com a participação de mulheres, o que facilitaria o momento da inicial da abordagem. No entanto, segundo o coronel, várias ações ostensivas estão sendo realizadas e diminuindo esse tipo de ação criminosa.

Segundo um levantamento da PM, de 1 de janeiro a 15 de março do ano passado, foram registradas 622 ocorrências na capital, enquanto no mesmo período deste ano foram somados 545 crimes de roubo a veículos, uma diminuição de 12% dos casos.

O relatório indica ainda que, com relação à recuperação dos veículos roubados ou furtados, houve um resultado positivo com aumento de 12% em um comparativo da mesma data entre os anos de 2015 e 2016. No ano passado, foram recuperados 421 veículos, dos 622 roubados, o equivalente a 67%. Já em 2016, das 545 ocorrências, 472 casos os proprietários conseguiram ter os veículos de volta, o que representa 86% de recuperação.

O coronel Wagner Torres atribui o bom resultado a uma parceria entre as polícias e a ajuda da população. “Com a integração entre a PM do Piauí e do Maranhão, nós estamos observando que estamos recuperando. Porque quando acontece um furto ou um roubo aqui, de imediato a gente comunica o comandante do Batalhão de Timon. Ele já alerta suas viaturas e já dá início a diligencias no sentido de localizar e prender os meliantes”, finaliza.

Diego Iglesias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais